
Cidade de Nagahama coberta de espessa camada de neve (NTV)
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), há possibilidade de nevasca intensa de nível de alerta, no segundo pico desta onda de frio, novamente na província de Gifu a partir de sexta-feira (7).
Além disso, as regiões Tokai e Kansai também correm risco de uma forte nevasca. Por isso, as províncias de Aichi e Mie também deverão ficar com as paisagens brancas, se estendendo até sábado (8).
A previsão indica temperatura mínima de -1ºC em Nagoia, e zero grau Celsius em Toyohashi e Tsu. Certamente terá que contar com a ajuda do kairo para amenizar o frio congelante.
Na região Kansai, as províncias mais afetadas deverão ser Shiga, Osaka, Nara, Quioto e Wakayama.
Nas áreas montanhosas o acúmulo em 24 horas poderá chegar a 70 centímetros ou mais, durante 3 dias a partir de sexta-feira.
Mas, em outras regiões como Hokuriku e Tohoku a nevasca pesada continua. Nas regiões Chugoku, Shikoku e Kyushu a neve cai em menor quantidade mas o suficiente para cobrir as casas, edifícios e vias públicas de branco.

Homem retira neve da calçada de sua casa em Nagahama (NTV)
Com as temperaturas baixíssimas há risco de congelamento dos canos de água. Mas outros problemas podem ocorrer, como a queda de energia elétrica por causa do rompimento de algum cabo pelo peso da neve acumulada, e do choque térmico ao tomar banho.
Tanto os pedestres quanto os motoristas necessitam redobrar os cuidados no trânsito.
Se pretendia sair para passear em áreas mais montanhosas, recomenda-se adiar para outro dia.
Convém acompanhar a queda da neve em tempo real na página da AMJ e também verificar as condições de tráfego nas vias expressas, na página da NEXCO, por causa dos acidentes, como mais de uma centena em Gifu. Se necessita dirigir sob a neve, lembre-se de levar os 15 itens essenciais.

Pesada onda de frio cobre todo o arquipélago, na previsão de 15h de sexta-feira (Tenki)
Fontes: AMJ, News Digest, MBS, NHK, Tenki e NTV