Drama dos domicílios unipessoais no Japão: 76 mil mortes solitárias

Embora os idosos do Japão prefiram os domicílios unipessoais, por independência ou por não querer incomodar os filhos, quando se fala em morte, a situação é dramática.

Aprenda Japonês com o método Kumon
domicílios unipessoais

Foto ilustrativa de idosa triste (PM)

A cada ano aumenta o número dos domicílios unipessoais no Japão, que tem duas faces: uma da independência e outra da morte solitária

Publicidade

Uma pesquisa da Agência Nacional de Polícia (NPA) revelou que, dos mais de 200 mil corpos examinados ou investigados pelos departamentos em todo o país no ano passado, 37% eram pessoas que morreram em casa, as quais eram de domicílios unipessoais, ou seja, viviam sozinhas. Em alguns casos, os corpos foram encontrados depois de mais de um ano após a morte, e a NPA espera compartilhar esses dados para ajudar o governo a combater as mortes solitárias e as por isolamento.   

Para compreender a realidade das chamadas mortes solitárias e mortes isoladas, a NPA investigou as idades e o status residencial de 204.184 pessoas cujos corpos foram examinados ou investigados pelas unidades policiais em todo o país.

Como resultado, 76.020 pessoas morreram em casa, sozinhas. Na análise por faixa etária, o maior número foi de idosos com 85 anos ou mais.

  • 85 ou acima: 14.658 pessoas
  • entre 75 e 79 anos: 12.567 
  • entre 70 e 74 anos: 11.600

Mais de 70% da população dos domicílios unipessoais do Japão têm idade de 65 anos ou acima.

Em termos do número de dias decorridos entre o momento da morte e a descoberta dos corpos, a maioria (28.756 pessoas) foi encontrada depois de um dia, enquanto 6.945 pessoas foram encontradas somente 31 dias depois ou mais. No entanto, 253 corpos foram descobertos um ano depois.

A NPA planeja compartilhar os dados com ministérios e agências governamentais relevantes, como o Gabinete do Governo, que está considerando medidas para combater a solidão e o isolamento. A esperança é de que isso leve a medidas para prevenir as mortes solitárias e as mortes por isolamento social nos domicílios unipessoais.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Quarteto de primavera’: visitantes podem apreciar 4 destaques sazonais juntos

Publicado em 14 de abril de 2025, em Artigos de Turismo

O local cênico na província de Toyama exibe cerejeiras, tulipas e flores de canola contra o cenário de uma montanha coberta por neve.

O cenário na cidade de Asahi (Toyama) é conhecido como ‘Spring Quartet’ (banco de imagens)

No sábado (12), turistas puderam apreciar a vista de cerejeiras e tulipas em pleno auge junto com os Alpes do Norte cobertos de neve em Asahi (Toyama).

Publicidade

Nesta época do ano, a cidade é conhecida pelo que é chamado de “quarteto de primavera”, (Spring Quartet) visto que os visitantes podem apreciar 4 destaques sazonais juntos: uma fileira de 1,2Km de cerejeiras ao longo de um rio, o Funagawa, campos de tulipas, flores de canola e os Alpes do Norte ainda cobertos de neve.

Contudo, no sábado, os visitantes podem ter achado que estavam um pouco adiantados para apreciar o quarteto de primavera completo, visto que poucas flores de canola haviam desabrochado devido ao recente clima frio.

Elas devem estar no auge nesta semana, de acordo com a associação de turismo.

Para mais informações sobre o evento, toque aqui.

Fonte: Yomiuri

.
Aprenda Japonês com o método Kumon
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Fujiarte - Empregos no Japão
Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Casa Própria no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Apartamentos para alugar no Japão