
Um jornal divulgou que a Honda estava planejando mover produção do Canadá e México para os EUA devido às tarifas de Trump (ilustrativa/banco de imagens)
A Honda disse na terça-feira (15) que não tem planos de transferir produção de carros do Canadá e México para os Estados Unidos, após uma reportagem de que a gigante dos automóveis do Japão estava considerando mover parte das operações para evitar tarifas potencialmente devastadoras.
“Nenhuma mudança está sendo considerada agora”, disse a Honda no Canadá em uma declaração por email.
“A Honda não tomou quaisquer decisões sobre produção que afetam operações no México e nenhuma está sendo considerada atualmente”, disse a Honda no México em uma declaração por email.
As negações ocorreram após o jornal Nikkei ter divulgado que a segunda maior montadora do Japão estava considerando transferir parte da produção de carros dos vizinhos dos EUA visando que 90% dos veículos vendidos nos país sejam fabricados na nação.
A Honda planeja aumentar sua produção nos EUA em até 30% nos próximos 2 a 3 anos, divulgou o jornal.
No ano passado, a Honda vendeu aproximadamente 1,4 milhão de veículos nos EUA – cerca de 40% de seu total global – com cerca de dois quintos desses carros importados do Canadá e México.
Enquanto isso, a rival da Honda, a Nissan, cortará produção japonesa de seu carro mais vendidos nos EUA, o SUV Rogue, nos próximos meses.
Fonte: New York Post