
Aeroporto de Suvarnabhumi em Bangkok (PM)
Já entrou em vigor, desde quinta-feira (1.º), o novo procedimento para todos os passageiros estrangeiros que chegam à Tailândia. Tornou-se obrigatória a apresentação do “cartão digital de chegada”, na tradução livre para o Thailand Digital Arrival Card (TDAC), um pré-registro online.
Os brasileiros não precisam tirar o visto para entrar na Tailândia, desde que seja para fins de turismo ou de negócios, com prazo máximo de 90 dias. Mas é preciso ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses.
Outro detalhe a ser lembrado é que mesmo sendo um cidadão brasileiro residente no Japão, às vezes, é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), emitido pela ANVISA, ou a carteira da vacina contra a febre amarela.
Se não o tem, pode solicitar a aplicação da vacina no Japão, com bastante tempo de antecedência. Porém, se reside há bastante tempo no Japão, pode ser que não precise apresentar o certificado da febre amarela. Deve preencher o Thai Health Pass no aeroporto de chegada na Tailândia.
Como providenciar o cartão digital

Antigo templo Wat Phra Kaew, em Bangkok (PM)
Além das dicas anteriores, é preciso apresentar o TDAC.
Para obter o cartão digital, o TDAC, basta tocar aqui, confirmar que é humano, selecionar Arrival Card para ser direcionado para outra página para preencher as informações requisitadas:
- Dados do passaporte
- Dados pessoais
- Sobre o voo, destino, etc.
O cartão pode ser preenchido até 3 dias antes de desembarcar na Tailândia.
O governo tailandês planeja usar a digitalização para agilizar os procedimentos de imigração para os turistas e viajantes, bem como rastrear estrangeiros com antecedentes criminais e fortalecer a segurança.
Fontes: divulgação e FNN