Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pentágono envia 700 fuzileiros a Los Angeles para responder a protestos sobre imigração

| Notícias do Mundo

Pentágono envia 700 fuzileiros para Los Angeles em resposta aos protestos sobre imigração. Califórnia processa Trump por uso da Guarda Nacional, alegando abuso de autoridade e violação da soberania estadual.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter

Em meio a protestos contínuos em Los Angeles, 700 fuzileiros navais foram mobilizados para proteger propriedades e agentes federais (NHK)

O Pentágono mobilizou cerca de 700 fuzileiros navais para Los Angeles, na Califórnia, na segunda-feira (9) para ajudar os membros da Guarda Nacional a responderem aos protestos sobre imigração, conforme informaram autoridades.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Esta ação ocorre enquanto a Califórnia se prepara para processar o presidente Donald Trump em relação ao uso das tropas da Guarda Nacional, com os manifestantes ocupando as ruas da cidade pelo quarto dia consecutivo.

Fuzileiros estão sendo deslocados de sua base em Twentynine Palms, no deserto do sul da Califórnia, para proteger propriedades e agentes federais, segundo comunicado do Comando Norte dos EUA.

Embora estejam presentes, os fuzileiros e a Guarda Nacional não deverão realizar tarefas de aplicação da lei, que são proibidas pela Lei Posse Comitatus.

Trump não invocou a Lei da Insurreição para permitir tais ações, e não está claro se tem essa intenção.

O chefe de polícia de Los Angeles, Jim McDonnell, afirmou na segunda-feira que confia na capacidade do departamento de polícia de lidar com grandes manifestações, mas destacou que a chegada dos fuzileiros, sem a devida coordenação com o departamento de polícia, representa um “desafio logístico e operacional significativo”.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, anunciou que pretendia mover uma ação legal sobre o uso das tropas da Guarda Nacional, alegando que o presidente “violou” a soberania do estado.

“Não levamos de forma leve o abuso de autoridade pelo presidente ao mobilizar ilegalmente a Guarda Nacional da Califórnia”, afirmou Bonta, que planeja buscar uma ordem do tribunal declarando a mobilização ilegal e pedindo uma liminar para parar o destacamento.

A presença da Guarda Nacional seguiu-se a dois dias de protestos que começaram na sexta-feira (6) no centro de Los Angeles, após as autoridades federais de imigração prenderem mais de 40 pessoas em toda a cidade naquele dia.

Na segunda-feira, o cheiro de fumaça ainda pairava sobre a cidade, um dia após manifestantes bloquearem uma rodovia principal e incendiarem carros autônomos, enquanto a polícia respondia com gás lacrimogêneo, balas de borracha e granadas de efeito moral.

A presença policial era massiva, com viaturas de cidades vizinhas bloqueando ruas em frente à instalação federal de detenção que era o foco dos protestos.

Os confrontos ocorreram em apenas alguns quarteirões de uma cidade imensa com cerca de 4 milhões de habitantes, a maioria seguindo suas vidas normalmente em ruas pacíficas.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão busca melhorar assistência a grávidas em dificuldades

Publicado em 10 de junho de 2025, em Sociedade

Agência japonesa investiga como expandir apoio a grávidas em situação de risco, após casos trágicos. Programa oferece habitação, refeições e assistência médica.

Agência investiga como ajudar mais grávidas em situação de vulnerabilidade (ilustrativa/banco de imagens)

A Agência de Crianças e Famílias do Japão irá investigar maneiras de ajudar mais mulheres grávidas que enfrentam condições difíceis, como abuso e pobreza, a se beneficiarem do programa que oferece um ambiente seguro para o parto.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O programa foi lançado no ano fiscal de 2024 para prevenir situações de risco de vida para mulheres e seus bebês.

Até janeiro deste ano, 23 governos regionais e municipais participaram, oferecendo habitação temporária, refeições, serviços médicos e outras assistências necessárias através de consultas individuais.

A procura por assistência inclui jovens que fugiram de casa devido a más relações com seus pais, ou outros responsáveis, e aquelas que fugiam da violência dos parceiros, disseram autoridades da agência.

No entanto, algumas mulheres que engravidaram inesperadamente foram levadas a hospitais em condições críticas, seus filhos morreram logo após o parto, ou tiraram suas próprias vidas e de seus bebês.

Em um movimento para prevenir mais partos com grandes chances de resultados negativos, a agência conduzirá uma pesquisa a partir do próximo mês até o fim do ano fiscal corrente, em março de 2026.

Inicialmente, entenderá o papel que os lares infantis e as unidades de apoio estão desempenhando no programa e, com seu consentimento, ouvirá diretamente as mulheres que eventualmente se qualificaram para o apoio público.

Os resultados da pesquisa fornecerão a base para discussões subsequentes sobre como melhorar o conhecimento das autoridades locais e dos profissionais médicos em relação ao programa, para que possam recomendar com eficácia medidas de assistência apropriadas às grávidas em dificuldades.

Fonte: Japan Times

logo