
O suposto casal preso (JNN)
Um “casal” foi preso sob suspeita de casamento de fachada, informou a polícia nesta segunda-feira (9).
Os suspeitos são uma tailandesa de 36 anos, de ocupação desconhecida e residente em Arakawa-ku, Tóquio, e um japonês, 55, assalariado e residente na cidade de Tsukuba (Ibaraki).
Teriam violado a Lei de Imigração pois ela conseguiu renovar seu visto de residência com esse casamento falso.
Em 21 de março do ano passado, ela deu entrada na documentação junto à sucursal de Mito da Imigração de Tóquio, se passando por casada com um cidadão japonês.
A polícia recebeu uma denúncia sobre o casamento falso, que teria ocorrido em julho de 2022, e iniciou a investigação em conjunto com a Imigração.
Antes dessa fraude, a tailandesa entrou e saiu do Japão várias vezes, com a primeira entrada registrada em 2003. Estava vivendo “tranquila” desde que obteve o visto de cônjuge de japonês, em abril do ano passado.
Enquanto a tailandesa negou a fraude dizendo que visitava o “marido” uma vez ao mês, o japonês teria admitido dizendo que “um amigo me pediu pra fazer isso e não pude recusar”.
O suposto casal vivia em casas diferentes e não conseguia sequer se comunicar, pois ela não fala japonês.
O Departamento de Polícia Metropolitana está investigando o caso em detalhes, suspeitando que por trás desse casamento falso tem um intermediário que obteve fraudulentamente o status de residência para a tailandesa.
Fontes: JNN e Sankei