
Ilha Akuseki, uma das 12 de Tokara (NHK)
Já passam de 1.050 tremores (até as 15h de quinta-feira) no enxame de terremotos nas Ilhas Tokara (Kagoshima), desde 21 de junho e os moradores estão exaustos pois não conseguem mais dormir.
Além disso, um terremoto de magnitude 5,5, de intensidade máxima 6 fraca, na tarde de quinta-feira (3), os deixou ainda mais tensos. As crianças da escola estavam tremendo logo após esse forte terremoto e já chegaram no limite, disse o diretor.
Tarde da noite de quinta-feira, o prefeito da vila de Toshima, Genichiro Kubo, informou a NHK que confirmou que ninguém se feriu apesar do susto.
Uma balsa para o transporte das pessoas a serem evacuadas da vila de Toshima, uma das 12 ilhas de Tokara, onde os terremotos continuam, deixou o porto de Amami Oshima nas primeiras horas de sexta-feira (4). A balsa atracará na Ilha de Akuse (Akusekijima) e está programada para chegar ao porto da cidade de Kagoshima (província homônima) por volta das 18h.
A balsa passará por 7 ilhas para evacuar os primeiros moradores que se sentem extremamente estressados.
Já foram evacuados 13 moradores, de recém-nascidos à faixa dos 80 anos, que vivem na Ilha de Akuseki e estão acomodados na cidade de Kagoshima, em hotéis e casas de parentes.
A administração da vila de Toshima planeja a evacuação durante uma semana, mas considera estender o prazo dependendo do nível da atividade sísmica.
“Esperamos que todos possam relaxar e receber cuidados na cidade de Kagoshima“, disse o prefeito da vila de Toshima, Genichiro Kubo.

Vista aérea da Ilha de Akuseki, na quarta-feira (NHK)
Fontes: NHK, Minami Nippon Shimbun e Yomiuri