
Autoridades sanitárias do Japão monitoram o aumento de casos de pneumonia por micoplasma, que afeta principalmente crianças (ilustrativa/banco de imagens)
Casos de pneumonia por micoplasma estão em ascensão no Japão, com a infecção bacteriana afetando principalmente as crianças.
De acordo com o Instituto Japonês de Segurança da Saúde, existem notificações provenientes de cerca de 500 instituições médicas em todo o país.
No período de uma semana até o dia 12 de outubro, novos casos relatados passaram a uma média de 1,53 por instituição, um aumento de 0,17 em comparação com a semana anterior, marcando o quinto aumento semanal consecutivo.
Artigos relacionados
No outono e inverno passados, o Japão enfrentou um surto massivo de pneumonia por micoplasma.
O Professor Tomohiro Oishi da Escola Médica de Kawasaki destaca que é altamente provável um aumento no número de pacientes, pois grandes surtos podem ocorrer por dois anos consecutivos.
Medidas básicas de prevenção, como lavar as mãos e usar máscaras, são eficazes, diz Oishi.
Ele acrescenta que, devido ao período de incubação de duas semanas, pessoas que estiveram próximas a um portador da infecção devem se monitorar e procurar um médico ao surgirem sintomas.
Ele alerta que pessoas que já tiveram crises asmáticas devem tomar cuidado especial.
Fonte: NHK







