
Construtores de navios japoneses planejam expansão massiva (imagem ilustrativa/PM)
A Associação de Construtores de Navios do Japão (SAJ) anunciou na quinta-feira (23) que planeja investir ¥350 bilhões em despesas de capital com o objetivo de dobrar a produção de navios até 2035.
Composta por 17 construtores de navios japoneses, a associação também pretende se preparar para a cooperação Japão-EUA no setor de construção naval, parte de um acordo alcançado pelo governo japonês com a administração do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
O presidente da SAJ, Yukito Higaki, revelou o plano em uma reunião conjunta da sede do Partido Liberal Democrata (PLD) para a promoção da segurança econômica e outros painéis relacionados.
Artigos relacionados
O PLD planeja criar um fundo de mais de ¥1 trilhão para apoiar a indústria naval. Ao mostrar sua disposição em investir, o grupo da indústria está efetivamente pedindo o lançamento antecipado desse fundo.
“Avançaremos em iniciativas público-privadas, com a indústria também assumindo o máximo de risco”, disse Takayuki Kobayashi, chefe de política do PLD, que preside a sede de segurança econômica, no início da reunião do dia.
Construtores de navios têm instalações antigas e precisam fazer investimentos
De acordo com Higaki, que também é presidente do importante estaleiro japonês Imabari Shipbuilding, muitos construtores de navios têm instalações antigas e precisam fazer investimentos de grande escala e a longo prazo para aumentar a capacidade de construção naval, incluindo a introdução de grandes guindastes e robótica.
Analistas alertam que, a menos que os construtores de navios japoneses recuperem a participação de mercado perdida para concorrentes chineses e sul-coreanos, eles perderão ainda mais competitividade.
O governo estabelecerá uma meta em um roteiro a ser elaborado até o outono deste ano para dobrar a produção anual de construção naval de aproximadamente 9,1 milhões de toneladas brutas atualmente para cerca de 18 milhões de toneladas brutas por volta de 2035.
Além de aumentar a capacidade de produção doméstica, o governo buscará atingir esse objetivo expandindo a cooperação técnica Japão-EUA e operações de reparo de navios.
Fonte: JT







