Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 26°C 20°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 159.957
Economia

Energia nuclear volta ao foco: Japão planeja até 14 novos reatores

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria planeja a substituição de até 5 reatores nucleares até 2040, marcando a primeira meta numérica pós-Fukushima.

PM

Portal Mie Editorial

⏱ 2min de leitura
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Usina Nuclear de Mihama
Usina Nuclear de Mihama (Imagem: Chunichi)

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) estabeleceu uma meta de substituir até 5 reatores nucleares até a década de 2040, conforme apurado no dia 4. Esta é a primeira vez que o governo apresenta uma meta numérica específica desde o acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi, da Tokyo Electric Power (TEPCO).

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

A proposta será apresentada em um conselho do ministério no dia 5. O setor elétrico havia indicado ao governo que, até a década de 2040, haveria um déficit de 5,5 milhões de kW, o equivalente a 5 reatores nucleares.

O governo mantém a meta, dentro do Plano Básico de Energia, de que a energia nuclear represente 20% da matriz energética nacional até o ano fiscal de 2040.

Mudança de estratégia energética

Após o acidente nuclear, o país adotou a política de ‘reduzir ao máximo a dependência da energia nuclear‘. No entanto, com a revisão do Plano Básico de Energia em fevereiro de 2025, o governo mudou o curso para a ‘utilização máxima’ dessa fonte de energia.

Para atingir a meta de 20% até 2040, a construção de novas unidades e a expansão das existentes tornaram-se necessárias. O setor elétrico defende a necessidade de avançar com a substituição (repowering) por reatores de próxima geração, seja dentro das usinas atuais ou em novos locais.

Recomendadas para você

Atualmente, o Japão possui 11 usinas com 24 reatores em processo de desativação. As substituições mais prováveis estão sendo consideradas nas seguintes unidades:

  • Usina Nuclear de Mihama (Fukui), operada pela Kansai Electric Power
  • Usina Nuclear de Sendai (Kagoshima), operada pela Kyushu Electric Power

Até a década de 2050, a previsão é que o número de reatores substituídos chegue a cerca de 14 unidades.

Fonte: Kyodo News

+ lidas agora

em alta

JOBS ONLINE

Cadastro online e oportunidades atualizadas.

Novas oportunidades Atualizado com frequência
Conferir vagas agora