Natto no combate à gripe

O alimento japonês amado ou detestado é excelente para aumentar a imunidade, confirmam pesquisadores. Que tal blindar o corpo contra gripe?

Incluir o natto no cardápio de uma das refeições para blindar o corpo contra gripe (Flickr)

O típico e tradicional alimento japonês – natto – é recomendado como alimento para blindar o corpo contra gripe.

Publicidade

Pode ser útil na época do pico de influenza, em algumas províncias já com surto.

Uma professora, PhD em Farmácia, da Universidade de Chubu (Aichi), Kiyoko Hayashi, usou ratinhos para desenvolver uma pesquisa sobre o norovírus.

Ela encontrou a S-903, uma cepa (linhagem de bactérias), que promove prevenção da infecção. Teve a colaboração da Takano Foods, fabricante de alimentos, entre eles o natto.

Segundo um representante dessa empresa, a S-903 é uma nova cepa do natto, descoberta e patenteada pelo seu laboratório. Em relação às demais bactérias do grão fermentado, essa tem um efeito poderoso na imunidade de 1,5 vez mais que as demais.

Também foi constatado que suprime a ampliação da quantidade dos vírus por aumentar o número de anticorpos para combater patogênicos da gripe e influenza. Especialmente as imunoglobinas (presentes na saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrointestinal, trato respiratório e genitourinário), por isso esse natto está sendo visto como suscetível a melhorar os sintomas da rinite, por exemplo.

Duas semanas comendo natto todos os dias

Natto na refeição, com um fio de azeite de oliva (Flickr)

Só de comer continuamente esse alimento fermentado diariamente por uma semana suprime-se o aumento dos vírus, aumentando a quantidade de anticorpos para combater os patogênicos. Além disso, o nutricionista Takako Kudo diz como comer para melhorar a eficácia do natto na imunidade.

“Se a pessoa comer continuamente o natto por 14 dias percebe-se claramente o aumento das bifidobactérias. Se antes tinha 15% aumenta-se para 40%”, explica.

O professor Toshiharu Gomyo, vice-diretor da Faculdade de Nutrição, explica que se acrescentar azeite de oliva no alimento fermentado diariamente obtém-se um aumento excepcional de elevação da imunidade.

Como preparar

Esse alimento é encontrado em supermercados e lojas de conveniência. Se detesta o cheiro característico e forte, procure comprar um sem (におわなっとう ou 臭わない納得).

Em geral vem embalado em invólucro de isopor. O melhor é retirá-lo e passar para uma pequena tigela. Pegue um par de hashi ou garfo e mexa bem, até que fique bem gosmento. Mexa pelo menos umas 30 vezes. Cada fabricante anexa o molho. Mas o ideal é acrescentar somente 1 colher de chá de vinagre e um fio de azeite de oliva. Sirva-se preferencialmente à noite.

Há receitas diversas recomendando colocar o natto na sopa de missô, no omelete ou até no pão torrado. Mas, os especialistas recomendam não colocar o natto já misturado sobre o arroz quente ou aquecê-lo, pois os elementos vivos podem ficar comprometidos.

Diante de tantas informações preciosas, que tal experimentar introduzir o natto em uma das refeições diariamente? Certamente ganhará imunidade e ficará livre da gripe e da influenza. dica: prefira comê-lo sem esquentar.

Afinal, além de baratíssimo é altamente nutritivo!

Leia mais matérias sobre saúde e bem-estar tocando aqui

Fonte: Asagei Plus

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nível de alerta no vulcão da Indonésia é elevado e voos são redirecionados

Publicado em 27 de dezembro de 2018, em Ásia

De acordo com autoridades, o Anak Krakatau está cada vez mais ativo com explosões de lava de curta duração sendo geradas.

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia (BNPB) disse que o nível de alerta subiu de 2 para 3 por causa da flutuação das erupções atuais (NHK)

O nível de alerta para o vulcão Anak Krakatau da Indonésia foi elevado para o segundo mais alto possível, após uma série de erupções que lançaram lava.

Publicidade

Todos os voos que passam pela área do vulcão foram redirecionados e uma zona de exclusão de 5Km também foi imposta.

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia (BNPB) disse que o nível de alerta subiu de 2 para 3 por causa da flutuação das erupções atuais.

No sábado (22), o vulcão causou um tsunami que levou a vida de centenas de pessoas.

“A atividade vulcânica do Anaka Krakatau continua aumentando”, disse a BNPB em uma declaração à mídia, citando dados do Serviço de Vulcanologia da Indonésia.

“A zona de perigo foi estendida de 2km para 5Km. Pessoas e turistas estão proibidos de realizar atividades dentro de um raio de 5Km”.

De acordo com autoridades, o Anak Krakatau está cada vez mais ativo com o que são conhecidas como erupções estrombolianas – explosões de lava de curta duração – sendo geradas.

A BNBP impôs agora uma zona de exclusão de 5Km em volta do vulcão, a qual sobe do mar no Estreito de Sunda entre Java e Sumatra.

Destruição causada pelo tsunami em 22 de dezembro (NHK)

No sábado, vastas ondas engoliram cidades costeiras nas ilhas de Sumatra e Java deixando pelo menos 430 mortos e mais de 150 desaparecidos.

Pelo menos 16 mil pessoas continuam desabrigadas e equipes de resgate estão enfrentando dificuldades para chegar a áreas remotas do país que foram atingidas pelo tsunami.

Acredita-se que a atividade vulcânica do Anak Krakatau tenha causado deslizamentos submarinos que então geraram as ondas mortais.

A Indonésia é propensa a tsunamis porque ela fica no Anel de Fogo – a faixa de frequentes de terremotos e erupções vulcânicas que praticamente circulam toda a Bacia do Pacífico.

Em setembro, mais de duas mil pessoas morreram quando um forte terremoto ocorreu ao largo da costa da ilha de Sulawesi, gerando um tsunami que engoliu a cidade costeira de Palu.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros