Japoneses criam ‘cauda robótica’ para humanos que pode ajudar a melhorar o equilíbrio

Além de ajudar os idosos, a equipe da Universidade Keio também está buscando aplicações industriais para o dispositivo artificial.

A cauda robótica usa quatro músculos artificiais e ar comprimido para se mover em oito direções (YouTube/yamen saraiji)

Milhões de anos após os ancestrais dos humanos terem evoluído e pedreram suas caudas, uma equipe de pesquisa da Universidade Keio construiu uma robótica a qual eles dizem que pode ajudar alguns idosos a manterem o equilíbrio.

Publicidade

Chamada de Arque, o ‘rabo’ cinza de 1 metro imita caudas como as das chitas e outros animais usadas para manter o equilíbrio deles enquanto correm e sobem em árvores, de acordo com a equipe da Keio.

“A cauda mantém o equilíbrio como um pêndulo”, disse Junichi Nabeshima, estudante de graduação e pesquisador do Projeto de Mídia Incorporada da universidade, exibindo a cauda robótica anexada à sua cintura com um cinto. “Quando um humano inclina seu corpo de uma maneira, a cauda se move na direção contrária”.

Com o envelhecimento da população do Japão, o país está liderando o mundo industrial na busca de maneiras para manter sua população idosa móvel e produtiva.

A cauda robótica, que usa quatro músculos artificiais e ar comprimido para se mover em oito direções, continuará no laboratório por enquanto, já que pesquisadores buscam maneiras para torná-la mais flexível, disse Nabeshima.

Além de ajudar os idosos, a equipe também está buscando aplicações industriais para o dispositivo artificial como auxílio de equilíbrio voltado aos trabalhadores de depósitos que carregam carga pesada.

“Acho que seria bom incorporar essa cauda protética mais desenvolvida na vida diária, quando alguém busca um pouco mais de balanço”, disse Nabeshima.

Fonte: Agência Reuters via Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dias extremamente quentes previstos em grande parte do Japão

Publicado em 16 de agosto de 2019, em Sociedade

A onda de calor provavelmente continuará ao longo do fim de semana já que céus claros estão previstos, segundo a agência de meteorologia.

Após a passagem do tufão Krosa os dias muito quentes voltam (ilustrativa/banco de imagens)

Um clima quente escaldante retornou a amplas áreas do Japão após o tufão Krosa ter atravessado o oeste do arquipélago e seguido em direção ao mar.

Publicidade

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ, as temperaturas subiram para 35ºC ou mais em muitas cidades no oeste e leste do país na sexta-feira (16).

Uma temperatura diurna de 36,5ºC foi registrada na cidade de Obama (Fukui) e 35,7ºC em Maizuru (Quioto).

A AMJ diz que a onda de calor provavelmente continuará ao longo do fim de semana já que céus claros estão previstos.

No sábado (17), está prevista temperatura de 38ºC para a cidade de Kumagaya (Saitama). A central de Tóquio pode registrar 37ºC, a mais alta para este verão na capital.

Veja mais:

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!