Relacionamento abusivo não é amor, é dor que deixa marcas

Três a cada 5 mulheres já sofreram relacionamento abusivo. Saiba o que é e como proteger sua vida!

Imagem ilustrativa

O tema relacionamento abusivo vem numa crescente e cada vez mais é recorrente ouvir e ler sobre notícias de mulheres assassinadas, por parceiros ou ex-parceiros e mesmo as que permanecem vivas, carregam consigo marcas muito profundas e dolorosas.

Publicidade

Embora seja mais comum associarmos relações abusivas às relações amorosas, elas se dão também no âmbito da família, da amizade e do trabalho.

Podemos assim entender que relacionamento abusivo é o que acontece entre duas pessoas que se relacionam onde existe um excesso de poder, no qual um ser é subjugado ao outro. Aqui iremos tratar do relacionamento abusivo dentro das relações amorosas, onde na grande maioria das vezes é mais comum as mulheres sofrerem o abuso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), três em cada cinco mulheres no mundo já sofreram ou sofrem algum tipo de relacionamento abusivo. Esses abusos podem ser físicos, verbais, psicológicos, etc.

Como reconhecer, então, um relacionamento abusivo?

O início de um relacionamento abusivo é como todos os outros, com muita atenção, carinho, muito envolvimento e demonstrações de afeto. Por tudo parecer tão normal é que fica difícil a sua identificação.

O tempo passa e o abusador que pode ser do tipo perverso (que sente prazer na prática) ou do tipo que reproduz o comportamento de abuso (aprendido desde a sua infância), se mostra mais ciumento, começa a interferir na maneira que a sua parceira se veste e se arruma, palpita sobre suas amizades, família e começa a limitá-la, envolvendo-a numa trama sedutora convencendo-a de que nessa relação os dois se bastam.

Muitas vezes esses comportamentos podem ser confundidos com uma prova de amor, excesso de cuidado e assim se tornam aceitáveis e confiáveis.

No caminhar da relação, as coisas começam a se modificar, o ciúme aumenta de intensidade bem como o controle sobre a vítima. O isolamento de familiares e amigos é exigido, é dificultado o acesso financeiro, dá-se início as agressões verbais, as ameaças, ridicularizações diversas, mirando sempre na autoestima e no emocional da pessoa. O movimento do abusador é tão bem orquestrado que a vítima imagina ser ela a causadora de toda a situação e vive com medo de contrariar os desejos do abusador. Essa fase é chamada de tensão.

Em seguida temos a fase de explosão: o que já era ruim fica pior. Começam as agressões físicas, moral e até mesmo sexual. Nesse momento a vítima tende a buscar ajuda.

A terceira fase é chamada de lua de mel. O abusador jura sentir-se arrependido, busca a reconquista, consegue e promete não fazer mais mal algum. A vítima acaba cedendo e tempos depois a situação se repete, desta vez com o intervalo mais curto entre as fases e as agressões muito mais violentas.

Por que é difícil sair de um relacionamento abusivo?

Não é tarefa muito fácil se reconhecer dentro de um. Acredito que aqui a grande maioria tem em sua constituição modelos de famílias onde o patriarcado muito mais do que nos dias de hoje, se fez senhor de normas e imposições.

A figura da mulher sempre foi vista com desigualdade e subserviência, sair desse lugar é muito custoso, leva tempo e muito trabalho para uma desconstrução e um possível empoderamento.

Pensando nas mulheres que vivem no Japão, muitas têm filhos, ganham menos que os homens, dependem deles para ajudar na moradia, alimentação, transporte, algumas têm dificuldade com o idioma, com a cultura local, sem família, com poucos ou sem amigos. É possível imaginar o quanto pode ser difícil enfrentar uma situação de violência nessas condições!

Embora seja difícil, é preciso tentar quebrar esse ciclo. De que forma?

  • Falando sobre o que está acontecendo com pessoas de sua confiança.
  • É preciso buscar a possibilidade de uma rede de apoio.
  • Em se tratando de Japão, procurar a polícia e o centro de apoio à mulher (女性相談所, josei soudan-sho) da prefeitura onde você está registrada como residente.
  • É triste saber que algumas mulheres não conseguem se livrar das agressões mesmo depois de terem feito denúncias e acabam ceifadas. Para aquelas que trazem os traumas, os problemas psicológicos, as doenças psicossomáticas, é necessário além do apoio da família um acompanhamento psicológico e em alguns casos psiquiatria e outras especialidades conforme a demanda apresentada.

Não cabe aqui julgamento sobre o que faz o sujeito promover ou sujeitar-se a determinada situação. O papel da psicologia é acolhê-lo na sua dor, orientar e em conjunto com ele trazer as claras os conteúdos recalcados e reprimidos que o colocam nesse lugar de sofrimento, na tentativa de dar-lhe um novo sentido.

Boas reflexões!

Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook) ou (toque para conectar no Whatsapp).

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi planeja instalar escolas noturnas para todos, incluindo estrangeiros

Publicado em 1 de junho de 2023, em Sociedade

A província de Aichi considera instalar 4 escolas ginasiais noturnas para os estrangeiros e todos os que não puderam estudar.

Imagem ilustrativa (PM)

O Conselho de Educação da Província de Aichi realizará uma enquete, a partir da segunda quinzena de junho, para compreender o nível de aprendizado e saber o que esperam as pessoas interessadas em frequentar uma escola ginasial noturna.

Publicidade

O Conselho de Educação de Aichi, planeja estabelecer 4 escolas ginasiais noturnas, a partir de abril de 2025, para as pessoas que não puderam receber a educação obrigatória (primário e ginásio), as com alto absenteísmo ou evasão, bem como os estrangeiros que não concluíram o ginásio.

Na segunda-feira (29), foi realizado um IWG (Implementation Working Group) ou uma discussão com pessoas relacionadas ao ensino primário e colegial, para compreensão da necessidade da escola ginasial noturna, quando decidiu realizar a enquete.

A enquete terá perguntas sobre os motivos de querer cursar o ginásio noturno, as expectativas, entre outras, e a partir desses resultados será estudado o currículo escolar.

Em relação à alocação de professores, considera-se a diretriz de selecionar os com licença para lecionar tanto no ensino primário quanto no ginásio para proporcionar uma revisão do que foi ensinado anteriormente.

Debatendo o assunto, os participantes expressaram suas opiniões e fizeram comentários como: “Gostaria que considere a realidade da escassez de professores” ou “Há necessidade de pensar em contar com a força dos estudantes universitários e dos que podem ser redesignados (como professores), além do corpo docente”.

Daqui em diante o conselho fará novos IWG (Implementation Working Group).

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!