De Radialista, Policial Militar a Youtuber: A Trajetória Inspiradora de Luiz Neri

Prepare-se para se inspirar com as palavras e vivências de Luiz Neri, um verdadeiro exemplo de determinação e criatividade no mundo da comunicação.

Nesta entrevista para o Portal Mie, temos o prazer de conhecer a fascinante jornada de Luiz Neri, um verdadeiro multifacetado da comunicação. Desde os seus primeiros passos como radialista ao lado do pai até se tornar um influente youtuber e comunicador, Luiz conquistou os corações de seus seguidores com sua autenticidade e paixão pelo que faz. Com uma carreira marcada por reviravoltas e novos desafios, ele nos leva a uma viagem por suas experiências, desde os dias de policial militar até suas aventuras pelas estradas do Japão, compartilhando conosco os altos e baixos dessa trajetória única. Prepare-se para se inspirar com as palavras e vivências de Luiz Neri, um verdadeiro exemplo de determinação e criatividade no mundo da comunicação.

Publicidade

Portal Mie: Você teve uma trajetória bastante diversificada, passando de radialista a policial militar e agora como comunicador e youtuber. Como você descreveria essa jornada e o que a motivou a seguir esses diferentes caminhos?
Luiz Nery: Como um caminho empreendedor de fé. Passei por diversas situações boas, ruins e piores… mas nunca desisti. Sempre segui em frente com disciplina, observação e ação. Seguindo minha mente e meu coração e consultando a Deus em minhas orações. A vida é uma dádiva divina e não deve ser desperdiçada com o desânimo e a preguiça. Às vezes parece que estamos no caminho errado, mas com fé, uma força te conduz e simplesmente vou em frente até que tudo se esclareça. Nunca fiquei sentado no sofá esperando um milagre cair do céu, mas sempre pedi a Deus que me desse forças para continuar lutando e Ele sempre me dá forças.

Portal Mie: Conte-nos sobre a transição de sua carreira de policial militar para se tornar um comunicador e youtuber. O que o levou a fazer essa mudança?Luiz Nery: Sempre fui comunicador. Antes de ser policial, trabalhava em rádio e fui comerciante mascate e também tive loja fixa. Falava com as pessoas sem dificuldades, sem constrangimentos. Mas, a luta diária pela conquista financeira de quem não tem carteira assinada é exaustiva e incerta. Tem dia que você vende e tem dinheiro… tem dia que não. No meio disso, um amigo policial me falou sobre o concurso público para a Polícia Militar, explicou a estabilidade e o plano de carreira que muda, assim como o salário. Parecia bom naquele momento e decidi encarar. Passei, estudei, me formei e me tornei um policial. Fui muito feliz na profissão de servir e proteger. Aprendi muito. Mas meu coração pedia algo mais. Então, como sempre, pedi a Deus que iluminasse meus pensamentos, pedi a conta na polícia e sai em busca das respostas que o coração pedia e, aqui estou, por enquanto (risos).

Portal Mie: Você mencionou que desde pequeno gosta de fazer vídeos e falar para a câmera. Como essa paixão pela comunicação surgiu em sua vida e como ela evoluiu ao longo do tempo?
Luiz Nery: Meu pai era radialista. Dominava a profissão. Tinha o dom de conquistar grandes audiências no rádio AM e FM. Desde criança ele me levava com ele na rádio e eu ficava lá ajudando ele e o pessoal da rádio. Logo ele comprou uma filmadora e com a experiência da comunicação que eu vivenciei na rádio, foi fácil encarar a câmera e me expressar. A paixão foi um legado profissional do meu pai e que me levou a outros caminhos como apresentador e a internet chegou com tudo e facilitou ainda mais.

Portal Mie:Qual é a sua inspiração por trás de criar conteúdo para o YouTube, especialmente sobre suas aventuras pelas estradas do Japão com sua moto?
Luiz Nery: A vida, pura e simplesmente, as sensações que se envolvem com o ar puro, a natureza, o sol, o vento, a chuva, as pessoas, a vida acontece lá fora. É legal postar, mas viver é muito melhor. A minha inspiração vem do fato de estar vivo. E ser feliz é o oposto de tristeza. Então eu escolho ser feliz com o que eu tenho agora, ao meu alcance, sem depressão do passado, sem ansiedade do futuro. O hoje é o melhor momento e eu levo isso muito a sério.

Portal Mie: Além de ser um youTuber, você também trabalha como shain numa empresa no Japão e numa imobiliária. Como você equilibra essas diferentes atividades em sua vida?
Luiz Nery: Simples, eu tenho uma regra pessoal que é infalível: Existem duas maneiras de fazer um trabalho; do jeito certo e de novo! Então eu foco naquilo que é certo para não errar. Quando eu erro, é sempre um erro novo, nunca o mesmo erro. Eu reconheço, corrijo e aprendo. Levo um de cada vez, dividindo bem o meu tempo de trabalho, sem perder tempo com o que é supérfluo.

Portal Mie: Você mencionou que aprendeu muito com seu amigo Alair Junior, seu mentor de comunicação. Como foi essa experiência e como isso influenciou sua carreira?
Luiz Nery: O Alair é um cara sensacional, tanto como profissional como ser humano. Um bom caráter. Eu o considero meu irmão de coração. Conheci ele na rádio, quando eu era criança e ele um pouco mais velho. O pai dele também trabalhava na rádio e era um radialista reconhecido. Nossas histórias são parecidas. O Alair sempre me incluía nos projetos que ele era chamado para fazer. Ele confiava em mim muito mais do que eu mesmo. Me passava trabalhos de comunicação que eu não sabia como fazer. Mas ele ia me orientando e me enchendo de confiança e isso foi fundamental para que eu entendesse que trabalhar com comunicação é ser um sem-vergonha. Mas um sem-vergonha com princípios éticos, morais, cívicos e de fé. Até hoje, eu sempre peço a opinião dele e a gente se entende muito bem.

Portal Mie: No Instagram, você criou um canal chamado Negócios de Izumo. Pode nos contar um pouco mais sobre esse projeto e qual é a sua visão para ele?
Luiz Nery: A essência é somar. Eu te ajudo, você ajuda o outro e todos ganhamos. Essa é a visão. O mundo é muito capitalista e eu não compro o capitalismo, mas sou contra a ambição. Não devemos colocar o dinheiro em primeiro lugar, mas sim a felicidade. O dinheiro é importante, eu concordo, mas não deve ser o mais importante. Acredito fortemente que ajudar outras pessoas faz a mente funcionar melhor e traz uma sensação de recompensa. Quando você faz algo para ajudar o próximo, sem interesse, você sente felicidade e quando você está feliz você promove resultados positivos. Essa é a minha visão com Negócios de Izumo.

Portal Mie: Como você lida com os desafios de produzir, editar e promover seus próprios vídeos no YouTube? Existe algum aspecto que você considera particularmente desafiador?
Luiz Nery: Eu não vejo como desafio. Eu vejo como possibilidade. Não fico pautando nada. Eu simplesmente presto atenção nas emoções e gravo. Nem faço muita edição, só para por as vinhetas, as trilhas e os efeitos. Creio que o aspecto principal é não ligar para o julgamento alheio. É isso que muitas vezes barra as pessoas. Vergonha ou receio do que a internet vai achar, ou ainda medo dos haters… não sei. Sei que eu não sou blogueiro, não falo o que os outros querem ouvir. Sou um comunicador sincero que usa as redes sociais a meu favor, com respeito, com dignidade, com bondade e não ligo pro julgamento das pessoas.

Portal Mie: Você mencionou que gostaria de ter mais tempo para dedicar ao YouTube. Quais são seus planos e aspirações para o futuro dessa plataforma em sua vida?
Luiz Nery: É meu coração pedindo algo mais, de novo! (risos) Não tenho planos específicos para o futuro. Só sei que não vou parar com meus vídeos no canal. Estamos vivendo uma era nova de comunicação global e eu vou mergulhar nesse oceano de áudio visual.

Portal Mie: Por fim, você compartilhou que gosta de malhar muito na academia. Como o hábito de malhar impactou sua vida e sua jornada como comunicador e youtuber?
Luiz Nery: Acredito que está tudo interligado. Para viver bem e feliz é preciso ter saúde. Eu levo isso muito a sério. Venço o sedentarismo, luto contra a preguiça e vou malhar na academia é uma questão de disciplina. Assim sigo vivendo minha vida e minhas emoções, que são as motivações dos meus vídeos e do meu canal.

Agradecimentos:
A Deus, que me concedeu a vida e as minhas duas famílias. A família de origem que são meu pai, mãe, irmãos e descendentes e a minha família de destino que são minha esposa e filha.

Contatos
Instagram: Luiz Neri
Facebook: Luiz Neri

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão