O Monte Agung entrou em erupção pela primeira vez em 54 anos (NHK/reprodução)
Um vulcão na ilha turística indonésia de Bali entrou em erupção pela primeira vez em 54 anos, contudo o fenômeno foi relativamente pequeno.
Publicidade
A Agência Nacional de Mitigação de Desastres do país disse que a erupção do Monte Agung começou por volta das 17h de terça-feira (21). Uma pluma de cinzas subiu a cerca de 700 metros.
Segundo a agência, o nível de alerta vulcânico continuou inalterado, a 3, o segundo do mais alto. O monitoramento da atividade vulcânica na ilha está sendo feito de perto.
No início de setembro, o governo elevou o nível de alerta para 4 – o mais alto – em preparação para uma possível erupção. Contudo, o nível foi rebaixado para 3 no mês passado, citando a diminuição dos terremotos vulcânicos.
Segundo autoridades, voos de chegada e partida do aeroporto internacional de Bali, até o momento, não foram afetados.
A última vez que o vulcão entrou em erupção foi em 1963. A erupção foi um grande desastre, com a atividade vulcânica durando aproximadamente um ano. Cerca de mil pessoas morreram.
O objetivo é proporcionar sonhos que brilham para o mundo com a árvore de Natal mais alta do Planeta e em comemoração aos 150 anos de abertura do Porto de Kobe.
Como ficará a árvore de Natal mais alta do mundo depois de decorada (divulgação)
O projeto de tentar registrar a árvore de Natal como a mais alta do mundo nasceu de um sonho. Depois do povo japonês ter superado o Grande Terremoto Hanshin-Awaji em 1995, além dos terremotos de Tohoku e Kumamoto, e em comemoração aos 150 anos de abertura do Porto de Kobe em 1º de janeiro de 2018, surgiu o sonho de instalar e enfeitar um pinheiro de Natal. Esse seria o mais alto do mundo.
Publicidade
Seijun Nishihata encontrou a árvore ideal em Toyama (divulgação)
A iniciativa foi de um empresário que trabalha com plantas. Seijun Nishihata, 36, é pesquisador e empreendedor de plantas. Tem uma profissão pouco conhecida que se chama plant hunter ou caçador de plantas e é reconhecido internacionalmente. Uma de suas obras foi o Sakura Project, o de plantar pés de cerejeiras na área atingida pelo terremoto de Tohoku, em 2011. Ele sempre envolve a comunidade nos seus projetos.
Árvore de Natal mais alta do mundo
Para esse projeto de Kobe (Hyogo), ele saiu à caça do pinheiro ideal, superior em altura, comparado com o famoso do Rockfeller Center, de Nova Iorque, com 23 metros. O objetivo é obter o registro do recorde no Ginness.
Encontrou um nas montanhas da cidade de Himi (Toyama), com 30 metros de altura. Para resumir, a árvore milenar teria que ser removida e transportada com segurança. O peso, depois de ser removida com suas longas raízes, é de 26 toneladas. Foi preciso mobilizar equipamentos gigantescos para o transporte dela. Se quer conferir as cenas da remoção do pinheiro toque aqui para abrir a página web.
Finalmente, em 16 deste mês, ela chegou ao Porto de Kobe.
Com participação popular, a árvore está sendo enfeitada. As pessoas enviaram previamente os enfeites e escreveram seus sonhos nas plaquinhas prateadas.
Este é o objetivo principal do projeto: levar esperança e acender os sonhos das pessoas em torno da árvore para brilhar para o mundo.
A árvore de Natal estará aberta para o público, já decorada, no período de 2 a 16 de dezembro.
O local é o Meriken Park (toque sobre o nome para abrir o mapa), cerca de 17 minutos a pé da estação central de Kobe. É uma área de turismo e lazer, que vale a pena visitar.
Confira as cenas da chegada à colocação no vaso gigante, do pinheiro candidato à árvore de Natal mais alta do mundo.