Segundo uma clínica especializada no aparelho respiratório em Tóquio, desde o mês passado há aumento significativo de pessoas com tosse.
De acordo com o médico da clínica de Toshima-ku os pacientes se queixam desse sintoma. Isso acontece quando entram no trem ou em ambientes com ar-condicionado ligado. Com as ondas de calor os ambientes costumam estar bem refrigerados. Ele apelidou de ‘tosse pelo ar-condicionado’.
Os motivos para esse incômodo sintoma são dois, segundo o médico. O vento gelado do ar-condicionado causa irritação nas vias aéreas, provocando a tosse. Outro fator é o gatilho disparado pelo pó e mofo expelidos pelo filtro do aparelho sujo.
Se a pessoa fica sem tratamento pode ter insônia por causa da tosse violenta e contínua, e chegar a ter fissura na costela. Além disso pode desenvolver asma brônquica.
O que fazer para evitar a tosse no verão
Como medidas o médico entrevistado pela NHK deu as seguintes recomendações:
- Fazer limpeza no aparelho de ar-condicionado sempre
- Se tiver umidade, deixar o ar-condicionado no modo ventilação por pelo menos 15 minutos para secar o ambiente, a fim de evitar o mofo
- O contraste de temperatura externa com interna do ambiente não é favorável, tampouco o ar gelado. Por isso, procure manter o ar-condicionado com uma temperatura não muito fria
Com as altas temperaturas há muitas pessoas que passam o dia todo em ambiente refrigerado. Se continuar tossindo por 2 semanas o Dr. Yoshio Otani recomenda procurar um médico para fazer consulta e exame.
Fonte e foto: NHK