Autoridades de coordenação de desastres pediram a oito comunidades na Guatemala que abandonem suas casas e sigam para áreas seguras após um aumento da erupção do Vulcão de Fogo.
As oito comunidades têm cerca de dois mil residentes, mas cada uma delas decidirá se vai iniciar ou não o processo de evacuação. A Antingua al Rescate, uma organização que ajudou comunidades após uma erupção devastadora em junho, e um jornal na capital relataram que pelo menos três comunidades iniciaram ao processo de evacuação.
O vulcão fica entre os departamentos de Escuintla, Chimnaltenango e Sacatepéquez na área centro-sul do país.
David de Leon, porta-voz da Coordenadora Nacional para Redução de Desastres, disse ao Associated Press que pelo menos oito comunidades deveriam sair da área.
De acordo com De Leon, o monitoramento da atividade vulcânica durante o domingo (18) mostrou que a intensidade da erupção estava sendo mantida, então a evacuação foi ordenada para proteger as pessoas.
O Vulcão de Fogo (Volcán de Fuego) é um dos mais ativos na América Central.
Uma erupção em junho deixou 194 mortos e o paradeiro de pelo menos 234 é desconhecido, embora organizações que apoiam as comunidades terem insistido que havia milhares de desaparecidos.
O vulcão lançou mais cinzas e lava em outubro, incitando alertas para comunidades locais.
Fonte: Mainichi