Com uma dupla de tufões a preocupação da população é se um deles vai atrapalhar o feriado de Obon.
Até o meio-dia de quinta-feira (8) o tufão de número 9, o Lekima, está se aproximando das ilhas Ishigaki e Miyako (Okinawa). As autoridades locais já instalaram abrigo e pediram para a população deixar suas casas, pois as rajadas violentas de vento podem chegar a derrubar a construção. A previsão é de rajadas máximas de 75m/s (270Km/h).
Ishigaki deverá ficar sob o olho do tufão extremamente forte a partir da noite de quinta para o amanhecer de sexta-feira, pois ele se desloca lentamente.
Nos aeroportos das duas ilhas os turistas estão aguardando, desde a tarde de quarta-feira (7), para saber quando poderão voar de volta para Tóquio, Osaka, Nagoia e outras cidades. Turistas e população estão literalmente ilhados, pois o tráfego de navios e ferries está suspenso também.
Possíveis cursos do Krosa
Até o meio-dia o tufão de número 10 está classificado como grande e forte. Mas, a partir de sexta-feira (9) a previsão é que ganhe potência, e se torne extremamente forte. Está próximo às ilhas Ogasawara e se desloca lentamente a noroeste.
Há inúmeras possibilidades de percurso analisadas por meteorologistas do mundo. Caso tome o curso a oeste Shikoku corre o risco e caso se desloque mais a leste, seria Tokai ou Kanto. Em ambas as opções seria por volta do dia 13.
Segundo o site Weather News ainda é cedo para prever, mas requer atenção.
Fontes: AMJ, Weather News e JNN