O Governo Metropolitano de Tóquio realiza uma pesquisa visual duas vezes por ano, no verão e no inverno, em cooperação com as cidades e o país que administra os leitos dos rios, para verificar quantas pessoas vivem nas ruas, parques, leitos, estações ferroviárias e em outros locais sem abrigo.
Segundo a pesquisa concluída na primeira quinzena de agosto foram constatados 1.037 sem-tetos, 89 pessoas a menos que a realizada no inverno, no começo deste ano.
Desde que o governo de Tóquio iniciou o levantamento, em 2002, foi o menor número encontrado.
Os motivos para a redução são as ações do governo metropolitano de Tóquio encaminhando os sem-teto para proteção temporária no Centro de Apoio à Independência dos esforços para incentivo ao emprego.
Em outubro deste ano um sem-teto foi encontrado morto, depois de ter sido levado pela correnteza do Rio Tama, em consequência do tufão de número 19.
Um representante do governo disse para a NHK “temos conversado com eles e também fazemos atendimentos nas patrulhas, ações que vamos continuar. Em concordância com eles continuaremos persistindo para que eles sejam encaminhados para um apartamento”.
Fonte: NHK