O Diamond Princess está sob quarentena desde 3 de fevereiro em Yokohama (NHK)
Oficiais do Ministério da Saúde do Japão informaram que mais 88 pessoas a bordo do navio sob quarentena em Yokohama tiveram resultado positivo para o coronavírus, levando o número total de casos confirmados na embarcação para 542.
Publicidade
O ministério diz que dos recentemente confirmados com a infecção, 65 não estão apresentando quaisquer sintomas.
O Diamond Princess estava transportando cerca de 3,7 mil passageiros e tripulação quando atracou pela primeira vez em Yokohama no início deste mês.
O navio é o maior local para infecções por coronavírus fora da China continental.
O período de duas semanas de quarentena para aqueles ainda a bordo se encerra na quarta-feira (19).
O Ministro da Saúde do Japão Katsunobu Kato disse que passageiros poderão desembarcar se seus testes para o vírus derem resultado negativo.
“Entendemos que os passageiros querem voltar para casa assim que possível e certificaremos que nossos procedimentos ocorram sem problemas”, disse Katsunobu.
Enquanto isso, vários países e territórios estão seguindo com planos de trazer de volta para casa seus cidadãos.
Um avião presidencial sul-coreano aterrissou em Tóquio nesta terça-feira para transportar quatro dos cidadãos do país e cônjuge de nacionalidade japonesa que pediram para serem evacuados.
O governo de Hong Kong planeja enviar dois voos fretados até a quarta-feira para pegar passageiros de Hong Kong, Macau e China que não estão infectados.
O governo filipino também está considerando enviar um voo fretado. Sua embaixada em Tóquio diz que cerca de sete passageiros e aproximadamente 530 membros da tripulação estão no navio.
Os EUA levaram de volta ao país 330 de seus cidadãos a bordo de dois voos fretados na segunda-feira (17).
Fonte: NHK