O número de mortes em decorrência da influenza caiu acentuadamente em áreas urbanas de Tóquio neste inverno, possivelmente devido a medidas de prevenção tomadas contra o novo coronavírus.
Centros de saúde pública na capital e em outras 20 grandes cidades compartilharam totais de óbitos, tanto de influenza, ou pneumonia, nos 4 meses até abril com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.
A NHK descobriu que centros de saúde nos 23 distritos de Tóquio reportaram 65 mortes em decorrência de influenza entre janeiro e abril deste ano. No mesmo período do ano passado, 16 distritos registraram 246 óbitos.
Os 23 distritos reportaram que 4.147 pessoas morreram em decorrência de pneumonia nesta estação. Comparado com o ano passado, quando 7 distritos não entregaram relatórios, o número foi maior, mil a mais.
O chefe do departamento de pesquisa clínica do Hospital Nacional de Mie, Kiyosu Taniguti, disse que a epidemia de influenza deste ano foi menor, e que há a uma possível ligação entre esse fato e medidas tomadas contra a Covid-19.
Fonte: NHK