Vendas de carros novos no Japão aumentaram 6,8%, totalizando 384.442 unidades no mês de janeiro em comparação ao ano anterior pelo 4º mês de crescimento, mostraram dados da indústria na segunda-feira (1º).
Dados da Associação de Comerciantes de Automóveis do Japão sugerem que o impacto sobre as vendas de carros no segundo estado de emergência devido ao coronavírus, o qual o primeiro-ministro Yoshihide Suga declarou em Tóquio e 10 províncias, foi limitado.
Por marca, a Toyota registrou vendas de 119.504 unidades, alta de 13,8%, enquanto aquelas da Nissan aumentaram 3,9%, para 25.438 carros.
Os dados surgem em meio a sinais de recuperação de produção e exportações, apesar de temores de consequências econômicas em decorrência de um crescente número de infecções locais de coronavírus e o segundo estado de emergência em Tóquio e outras áreas urbanas no mês reportado.
As vendas de veículos leves (kei jidosha) aumentaram 6,6% para 147.850 unidades pelo 4º mês consecutivo de crescimento, disse a Associação de Motocicletas de Veículos Leves do Japão.
“Ficaremos de olho quando o estado de emergência for suspenso e como isso afetará o mercado”, disse um oficial da associação.
Fonte: Mainichi