Um forte terremoto com magnitude preliminar de 6,1 na escala Richter sacudiu a região de Tóquio na noite desta quinta-feira (7), mas não houve ameaça de tsunami, disse a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.
O terremoto ocorreu às 22h41, registrando 5+ (5 forte) na escala de intensidade sísmica japonesa que vai até 7, em partes de Tóquio e de Saitama, com foco na província de Chiba a uma profundidade de cerca de 80Km, segundo a AMJ.
Empresas ferroviárias disseram que as operações de alguns trens, incluindo serviços de metrô operados pela Tokyo Metro e shinkansen, haviam sido suspensas após o tremor.
Não houve anormalidades reportadas na planta nuclear 2 da Japan Atomic Power na província de Ibaraki, perto de Tóquio, disse o governo provincial.
Também não houve relatos de danos no Aeroporto de Narita, em Chiba, ao leste de Tóquio, enquanto autoridades do transporte disseram que pistas no Aeroporto de Haneda haviam sido fechadas temporariamente para verificações.
O terremoto causou um apagão que afetou cerca de 250 residências na capital japonesa por volta das 23h.
Atualização
Inicialmente a AMJ disse que a magnitude do terremoto havia sido de magnitude 6,1, mas revisou para 5,9 e profundidade de 75Km na madrugada de sexta-feira (8)
Fonte: News and Culture