A data de 5 de novembro no calendário é Dia de Prevenção ao Tsunami. Foi estabelecido para aprofundar a compreensão e o interesse nas contramedidas ao tsunami devido aos terríveis danos humanos e materiais causados pelo Grande Terremoto do Leste do Japão há 10 anos.
Kenji Saito, residente na cidade de Ofunato (Iwate), gravou um vídeo assim que começou o tremor do terremoto em 11 de março de 2011. Quando passou um minuto, ouve-se na gravação “fujam, vai vir um tsunami. Desliguem a eletricidade e fujam pois o tsunami está chegando”.
Assim, ele e seus funcionários buscaram um local para evacuação e o tsunami devastou a área, incluindo o prédio onde Saito estava.
Questionado sobre como sabia que um tsunami viria, ele disse “Foi a primeira vez que senti um terremoto tão grande. Acho que o tremor foi bem longo. Senti que estava tremendo por mais de um minuto e, se fosse um terremoto tão longo, um tsunami definitivamente viria, então pensei que todos deveriam fugir”, explicou.
Naquela ocasião, disse que sentiu intuitivamente: “Entendi que com um terremoto tão forte e longo, resultaria em tsunami daquela magnitude”.
Especialista confirma
“É difícil dizer, imediatamente após um terremoto, se o sismo foi no mar ou na terra. No Grande Terremoto do Leste do Japão, ocorrido no mar, a duração do tremor durou mais de 2 minutos. Por outro lado, no Grande Terremoto Hanshin-Awaji, em 1995, terrestre, a duração do tremor foi de cerca de 15 segundos”, analisou o sismólogo.
“Um abalo sísmico com mais de 1 minuto de duração pode ser seguido de tsunami, por isso, a evacuação é importante”, explicou o sismólogo e professor Takashi Yokota, do Centro de Pesquisa de Prevenção de Desastres, do Instituto de Tecnologia de Aichi.
Prevenção levada a sério
O Japão é um país onde ocorrem tremores sempre e há previsão de grandes terremotos, como os de Kanto e de Tokai (Nankai Trough), incluindo tsunami.
Por isso, é importante que as casas sejam protegidas para evitar que as coisas caiam enquanto está dormindo e também ter uma mochila para que se possa fugir para um abrigo ou local de evacuação.
Caso queira saber o que deve conter nessa mochila, toque aqui para ler a matéria. Leia outras importantes:
- Confira se sua casa está segura contra terremoto
- Tenha moedas de ¥10 e ¥100 e ensine seus filhos a usarem o telefone público
- Alimentos saborosos para sua mochila de emergência
- Bracelete com 12 utilidades na emergência
- Evacuação em massa caso ocorra o megaterremoto
- Estimativa de 320 mil vítimas com o megaterremoto
- Números de telefones de emergência
Proteja seu bem mais importante que é a vida!
Fonte: Nagoya TV