Outono: cuidado com picada de carrapato que pode matar

Nessa estação do ano, quando as pessoas vão para o lazer outdoor, é preciso tomar cuidado com o carrapato, pois já tem um caso recente em Toyota.

Carrapato que causa infecção e pessoa infectada com erupções na pele (Wikimedia)

No outono as pessoas têm a tendência de saírem para passeios ao ar livre, como fazer caminhadas, montanhismo, acampamento e outros. Mas, nessa estação, é preciso tomar cuidado com os carrapatos que causam uma doença grave.

Publicidade

Em 29 de outubro deste ano, uma mulher na faixa dos 60 anos, entusiasta do montanhismo, foi picada por um inseto da família dos carrapatos, o ixodidae (madani em japonês). 

Ela teve uma infecção chamada de Rickettsia japonica, causa da febre maculosa japonesa, a qual pode levar o paciente à morte. Felizmente, no caso dessa montanhista, assim que apresentou sintomas foi ao médico e a infecção foi detectada logo, por isso, se salvou.

Sintomas

O diretor do Departamento de Biologia, Instituto Municipal de Saúde Pública de Aichi, Sato, explica: “É transmitida ao ser picada por um carrapato que tem um patógeno chamado rickettsia. Os sintomas como dor de cabeça, febre e erupção cutânea aparecem de 2 a 8 dias após a infecção”.

Quando o quadro se agrava pode levar à falência de múltiplos órgãos, por isso, é preciso ter cuidado.

Aumento de casos

Este ano a província de Aichi teve 4 casos de febre maculosa japonesa. O número vem aumentando em todo o país nos últimos anos, com 420 casos notificados no ano passado, o maior número de todos os tempos.

Até 17 de outubro deste ano foram confirmados 374 casos. Em outubro, foi relatada a morte de uma idosa, na faixa dos 80 anos, na província de Ehime.  

Como se prevenir

Redução da exposição da pele com os cuidados adequados (Tokai TV)

Os carrapatos causadores têm pico de atividade do verão ao outono, e habitam nas florestas, gramados, matos e campos. Ele pica animais selvagens e humanos para sugar o sangue.

“Se quiser evitar ser picado por carrapatos, use mangas compridas com a bainha da camiseta ou camisa dentro da calça. As bainhas das pernas das calças devem ser colocadas dentro das meias ou botas. Use luvas, chapéu e enrole uma toalha em volta do pescoço. É importante reduzir a exposição da pele”, recomenda Sato.

Ele também diz que os repelentes são eficientes. Caso seja picado, recomenda-se procurar um hospital imediatamente.

Fontes: Tokai TV e NIID

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Miraie: a mais bela iluminação de Fukui

Publicado em 4 de novembro de 2021, em Tome Nota

É a maior iluminação da província de Fukui e encanta os visitantes pela sua beleza. E o melhor, entrada e estacionamento de graça!

Este ano o túnel passou do rosa para o dourado (Fukui Shimbun)

A famosa iluminação de Natal – Miraie – que colore o Porto de Tsuruga (Fukui) já está encantando os visitantes desde quarta-feira (3). 

Publicidade

O público visitante é de cerca de 50 mil nesse período, para se render às luzes das 600 mil lâmpadas LED, pelo 8.º ano consecutivo. 

O túnel de luz de cerca de 70 metros, que era rosa até o ano passado, foi mudado para dourado este ano. 

As LEDs azuis espalhadas pelo gramado criam uma imagem do mar, mas tem também belos objetos em formatos de coração, esferas e até da locomotiva a vapor. Por isso, encanta todas as faixas etárias, de crianças a idosos. 

Vistas da iluminação do Miraie (HP)

A comissão organizadora expressa a mensagem de luz nos corações depois da sofrida fase da epidemia pelo novo coronavírus. 

Nos finais de semana os visitantes podem desfrutar das delícias oferecidas pelos food trucks. 

A iluminação começa às 18h e termina às 21h. O período é até 25 de dezembro, com entrada e estacionamento gratuitos. Toque aqui para abrir o mapa e traçar seu roteiro. De carro, fica a 45 minutos de Echizen e 1 hora de Fukui.

Para saber sobre outras iluminações na região Hokuriku (Fukui, Ishikawa e Toyama) toque aqui para ler a matéria. 

Fontes: Fukui Shimbun e divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!