A Bridgestone disse na segunda-feira (14) que suspenderá operações em uma fábrica na Rússia no fim desta semana enquanto interrompe exportações de pneus para o país imediatamente, visto que a situação continua incerta após a invasão da Ucrânia por Moscou no mês passado.
A grande fabricante japonesa de pneus disse que suspenderá a produção em sua fábrica de Ulyanovsk, no oeste da Rússia, a partir de sexta-feira (18) e congelará todos os novos investimentos de capital.
A Bridgestone disse que tem apenas uma fábrica na Rússia e vendas a partir do país contam por cerca de 2% do lucro total do grupo.
Em uma declaração, a companhia disse que chegou a essa decisão “após examinar as situações mais recentes cuidadosamente e amplamente”.
A ação pela segunda maior fabricante de pneus do mundo em valor de vendas segue a saída de muitas empresas globais da Rússia devido a preocupações com interrupções no fornecimento em meio à crise na Ucrânia e outras razões.
A Bridgestone também disse que doará um total de cerca de ¥500 milhões de ienes (US$4,2 milhões) ao Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, à Cruz Vermelha Internacional e a outras entidades como ajuda humanitária para a Ucrânia.
Veja também:
Hitachi suspenderá operações na Rússia
Quase 100 empresas americanas se retiram da Rússia, além de outras como Nestlé, Philip Morris e Sony
Rússia: além dos pagamentos digitais, TikTok e Netflix suspendem serviços
Marcas famosas como Zara e H&M estão com expediente suspenso na Rússia
Fonte: News and Culture