O Ministério da Defesa do Japão (MOD) anunciou na quarta-feira (20) que confirmou a passagem de 6 navios russos, incluindo um contratorpedeiro, pelo Estreito de Tsushima e entraram no Mar do Japão.
O MOD está analisando o objetivo da navegação, pois três deles estão relacionados à empresa de energia e gás afiliada ao governo russo Gazprom.
Eles estavam navegando no Mar da China Oriental, cerca de 80km a oeste das Ilhas Danjo, na província de Nagasaki, por volta das 9h de terça-feira (19) e entraram no Mar do Japão no dia seguinte.
É raro ver navios da Marinha da Rússia atuando com navios civis ao redor do Japão. De acordo com funcionários do MOD, pode ser que o destróier e outros navios estavam escoltando as embarcações da Gazprom.
O ministério japonês continua vigilante e monitorando os movimentos das tropas russas ao redor do Japão, e está analisando o objetivo dessa viagem.
Além disso, na quarta-feira, um navio de coleta de informações da Marinha da China passou para o leste pelas águas entre Amami Oshima e Yokoatejima na província de Kagoshima. Não houve invasão de águas territoriais.
Fontes: Yomiuri e NHK