Três pacientes pediátricos na Indonésia morreram em decorrência de hepatite aguda em abril, disse o Ministério da Saúde do país, aumentando para pelo menos 4 o número global de mortes em decorrência da misteriosa doença hepática afetando crianças dos EUA à Ásia.
As crianças, hospitalizadas na capital Jacarta, apresentaram sintomas incluindo náusea, vômito, forte diarreia, febre, icterícia, convulsões e perda de consciência, disse o ministério em uma declaração na segunda-feira (2) e pediu aos pais que levem seus filhos imediatamente para o hospital se apresentarem esses sintomas.
O ministério indonésio está realizando uma série de testes para determinar a causa da doença e emitiu um boletim para intensificar a vigilância nacional, informando em comunicado.
Mais de uma dezena de outras crianças globalmente foram submetidas a transplantes de fígado após adoecerem, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Enquanto a causa da doença ainda precise ser determinada, investigadores estão estudando uma família de patógenos chamada adenovírus que causam uma gama de doenças incluindo a gripe comum.
Desde 21 de abril, 169 casos haviam sido detectados, disse a OMS. A maioria deles estava no Reino Unido, assim como em alguns países incluindo Espanha, Israel e EUA e em outras nações na Europa.
O Japão também disse na semana passada ter detectado alguns casos prováveis.
Autoridades da saúde dos EUA lançam dúvidas sobre a covid-19 como causa em potencial de casos de hepatite severa, enquanto acrescentam peso sobre a possibilidade de que eles podem ser causados pelos vírus mais comuns ligados a doenças do estômago.
Fonte: Japan Times