De 1.º a 8 de maio, o Vice-Ministro das Relações Exteriores do Japão, Kiyoshi Odawara, visitou o Brasil e depois seguiu para o México. Durante essa visita, trocou pontos de vista com autoridades governamentais do Brasil e do México sobre o fortalecimento das relações bilaterais e da cooperação no cenário internacional.
No dia 2 reuniu-se com os deputados federais Kim Kataguiri e Vitor Lippi, da Federação Japão-Brasil, em Brasília, para fortalecer ainda mais os laços entre os dois países. Além disso, cumpriu outras agendas na capital brasileira.
Depois seguiu para São Paulo, onde teve encontros com outras autoridades brasileiras.
Vistos para sansei e yonsei
Durante a coletiva de imprensa em São Paulo, o vice-ministro Odawara falou sobre o número pequeno de emissão do visto específico para yonsei (nikkei de quarta geração), além das condições mais rígidas para o visto de sansei (nikkei de terceira geração), para os jovens que desejam trabalhar no Japão.
Disse que conversou com o deputado Kataguiri sobre a identidade nikkei. “Percebi que, diferentemente daqueles que vão ao Japão como estagiários técnicos, os nikkeis buscam suas raízes. Gostaria de discutir esse assunto no Japão, quando retornar”, declarou.
Depois disso, o vice-ministro visitou o Museu da Imigração Japonesa e partiu para o México.
Fontes: MOFA e Diário Brasil Nippou