Para quem reside no Japão há bastante tempo deve se lembrar que no ano 2000 a cotação do grama do ouro era de mil ienes. Comprar uma joia de ouro era muito fácil.
No entanto, o cenário mudou completamente. Na segunda-feira (13), chegou a 13.090 ienes (já com imposto) o grama. Ou seja, a valorização foi de 13 vezes, muito superior a diversos investimentos.
Então, fica a pergunta: o valor do ouro aumentará ou diminuirá no futuro?
Os especialistas analisam que o valor dele continuará a subir, dada a situação internacional instável e a possibilidade de perda de confiança no dólar devido aos resultados das próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos, mas a história não é tão simples.
Dois fatores em relação ao ouro
Existem dois fatores principais envolvidos. Um deles é o câmbio. O ouro é negociado em dólares americanos, portanto o preço do ouro no Japão inclui um fator cambial.
À taxa cambial atual, um grama custa 11,5 mil ienes, mas no cálculo para um câmbio de 120 ienes por dólar, o ouro custaria cerca de 9 mil ienes. Em outras palavras, mesmo que o valor do ouro não se altere durante algum tempo, uma ligeira valorização do iene poderá fazer com que o preço do ouro caia. É claro que o inverso também é verdadeiro.
Outro fator é a economia. Por exemplo, se um país atravessar uma recessão que provoque o estouro de uma bolha, isso poderia ter um impacto no preço do ouro.
Se houver uma recessão devido a uma quebra do mercado de ações, algumas pessoas ricas precisarão de dinheiro e, como o ouro pode ser rapidamente convertido em dinheiro, é possível que muitos decidam vender o seu metal precioso e o preço caia. Na verdade, caiu significativamente uma vez durante a crise por causa da falência dos Lehman Brothers.
Por outro lado, se um país em recessão decidir que prefere ouro a dólares, existe a possibilidade de o preço dele subir.
Portanto, cabe a cada um decidir se vale a pena investir em ouro ou não.
Fonte: MBS