Imagem: NHK
Em Hokuriku e Tohoku, há risco de chuvas fortes até quinta-feira (29), pois o ar úmido flui em torno do tufão nº 10 e da borda do sistema de alta pressão do Pacífico em direção à frente de chuva estagnada de outono.
Publicidade
As autoridades pedem atenção em relação a deslizamentos de terra, inundações de áreas baixas, aumento do nível dos rios e enchentes.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma frente de chuva de outono está se estendendo do Mar do Japão até o norte do país e deve permanecer estagnada até quinta-feira.
O ar quente e úmido está fluindo do sul em torno do tufão nº 10 e da borda da Alta do Pacífico, tornando as condições atmosféricas muito instáveis nas regiões de Hokuriku e Tohoku, incluindo a Prefeitura de Niigata.
Na província de Iwate, choveu muito na cidade de Morioka na noite de terça (27), e a precipitação em Yabukawa, na cidade de Morioka, atingiu 210,5 mm em seis horas até depois da meia-noite de quarta, a maior já registrada na história.
Desde então, chuva sobre as regiões de Tohoku e Hokuriku têm caído de forma intermitente.
A precipitação no período de 24 horas até a manhã de quinta será de:
- 120 mm no norte de Tohoku
- 100 mm na região de Hokuriku
- 80 mm no sul de Tohoku e na Prefeitura de Niigata.
Em algumas áreas das regiões de Tohoku e Hokuriku, o solo se soltou devido às chuvas anteriores, e mesmo uma pequena chuva pode aumentar o risco de desastre.
A JMA adverte contra deslizamentos de terra, inundações de áreas baixas, aumento do nível dos rios e inundações devido a chuvas fortes, e alerta para rajadas de vento fortes, como relâmpagos e tornados.
Fonte: NHK