O Aeroporto Internacional Ngurah Rai ou de Denpasar, em Bali, na Indonésia, informou na quarta-feira (13) sobre o cancelamento de voos de diversas companhias aéreas, da Austrália, Malásia, Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e Índia, por causa das cinzas do vulcão em erupção na ilha de Flores.
No dia anterior foram cancelados 22 voos, das companhias Qantas, Jetstar, Virgin Australia, AirAsia e outras.
Embora o aeroporto de Bali não tenha sido diretamente afetado, pois o vulcão fica a 500 quilômetros de distância, até terça-feira (12) foram cancelados um total de 84 voos.
O Aeroporto Internacional de Komodo, em Labuan Bajo, na zona oeste da ilha das Flores, que é um destino turístico indonésio, também permanece fechado.
Desde o dia 3 deste mês o Monte Lewotobi Laki Laki tem entrado em erupção e as plumas vulcânicas chegam a até 10 quilômetros de altura. Essas cinzas vulcânicas tornam os voos inseguros.
“Devido às cinzas vulcânicas causadas pela erupção do Monte Lewotobi na Indonésia, atualmente não é seguro operar voos de e para Bali“, informou a Jetstar em um comunicado.
O Escritório de Meteorologia da Austrália também alertou que as cinzas vulcânicas poderiam se deslocar para partes do norte do país nesta quarta-feira.
Fontes: Sankei, Witness, DW e Al Jazeera