O grupo do professor Masuyuki Masao do Instituto de Pesquisas Científicas e Industriais da Universidade de Osaka desenvolveu esta inteligência artificial.
O grupo pesquisou a mudança de humor e as ondas cerebrais dos participantes, que escutaram cerca de 10 músicas durante o processo, e fez a inteligência artificial, que possui embutido um programa de composição de músicas, aprender os dados obtidos.
E, ao mandá-la compor uma música para acalmar ou exaltar o humor, a inteligência artificial lê as ondas cerebrais e o humor dos participantes e, conforme as instruções, constrói uma música para mudar o humor em apenas um minuto.
E ainda, quando o grupo perguntou a opinião aos participantes sobre a eficácia da inteligência artificial, eles responderam que a inteligência artificial realmente conseguiu animá-los.
O professor Masao falou: “Antes de uma partida ou uma prova importante, esta tecnologia artificial pode produzir uma música e elevar o humor da pessoa. Iremos avançar ainda mais na pesquisa e desejamos aplicá-la na ativação do cérebro com música”.
Fonte: NHK News