Aumentam os casos de contrabando de ouro no Japão

Entenda o recente aumento de casos de contrabando de ouro no Japão.

O aumento do imposto sobre consumo em 2014 serviu como incentivo para aqueles que procuravam fazer dinheiro fácil ao contrabandear ouro para o país (imagem ilustrativa)

Após um aumento no imposto sobre o consumo em 2014 ter levado a uma onda de casos de contrabando de ouro no Japão, oficiais da alfândega estão intensificando suas buscas por contrabandistas.

Publicidade

No entanto, com os preços do ouro se mantendo a níveis altos, reverter a tendência parece não ser um trabalho fácil para as autoridades.

O aumento do imposto sobre consumo em 2014 serviu como incentivo para aqueles que procuravam fazer dinheiro fácil ao contrabandear ouro para o Japão, na tentativa de escapar dos impostos que deveriam ser aplicados.

Em duas situações um total de 236kg de ouro contrabandeado foram apreendidos

No final de maio, 206kg de barras de ouro, com valor estimado de 1 bilhão de ienes ($9.06 milhões), foram apreendidos de um barco na província de Saga, sudoeste do Japão, no maior caso de importação ilegal de ouro no país.

Cinco mulheres foram presas no início deste mês por terem contrabandeado cerca de 30kg de ouro, no valor de 130 milhões de ienes, em um voo da Coreia do Sul para o Japão em dezembro de 2016.

A posse de ouro, em si, não é ilegal, o que os funcionários alfandegários acreditam diminuir a barreira psicológica de contrabandear o metal precioso.

No Japão, o imposto sobre consumo, atualmente a 8%, é recolhido sobre o ouro quando importado. Mas os criminosos tentam escapar do imposto e vender o metal precioso contrabandeado a lojas que irão comprá-lo a um preço que inclui o encargo.

Incerteza política e econômica

A média do número de casos de contrabando de ouro foi de 9 por ano ao longo de 9 anos até junho de 2014.

O número então aumentou para 177 no período de 1 ano até junho de 2015 e pulou para um recorde de 294 por ano, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O Japão implementou um aumento de imposto sobre consumo de 3 pontos percentuais em abril de 2014.

O ouro foi contrabandeado principalmente de Hong Kong e da Coreia do Sul, com pessoas trazendo o metal precioso nas roupas ou ocultando como souvenir.

O preço médio de venda de ouro no Japão em 2016 foi de 4.396 ienes por grama, bem mais alto que o valor de 2.287 ienes de uma década atrás, mostraram dados da Tanaka Kikinzoku Kogyo KK.

A demanda por ouro totalizou cerca de 4.309 toneladas em 2016, alta de 2 por cento em comparação ao ano anterior, disse o Conselho Mundial de Ouro, visto que o investimento aumentou em meio à incerteza política e econômica.

Fonte: Japan Today
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Centenas de policiais serão enviados para monitorar caixas eletrônicos de bancos

Publicado em 13 de junho de 2017, em Sociedade

Cerca de 900 policiais irão monitorar caixas eletrônicos de bancos. Veja mais.

A medida visa prevenir fraudes de transferência bancária cujas vítimas são idosos (Asahi)

Na segunda-feira (12), a Polícia da Província de Osaka começou a enviar 900 oficiais a cerca de 400 filiais de bancos que não têm a presença física de um funcionário e que disponibilizam caixas eletrônicos (ATMs) em uma medida para prevenir fraudes de transferência bancária cujas vítimas são, na maioria das vezes, cidadãos idosos.

Publicidade

É raro para a polícia em qualquer província despachar oficiais a tais locais nessa escala. A polícia não anunciou quando a mobilização de policiais vai terminar.

Os oficiais da polícia, uniformizados ou não, vão monitorar os ATMs (Asahi)

Na província de Osaka, 465 casos de fraudes de transferência bancária foram relatadas de janeiro a maio, com o valor dos danos chegando a cerca de 510 milhões de ienes. O número de casos é 2.4 vezes maior do que o número registrado no mesmo período do ano passado e os danos foram 2.1 vezes maiores.

A polícia decidiu despachar oficiais porque 96% dos caixas eletrônicos dos bancos envolvidos em tais casos de fraude não tinham a presença de um funcionário.

Os oficiais da polícia, uniformizados ou não, vão chamar a atenção dos idosos que aparentam estar sendo vítimas de fraudes de transferência de dinheiro.

Fonte: Kyodo/Japan Times
Imagem: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!