Sonda japonesa descobre túnel gigante na Lua

Dados da sonda japonesa mostraram uma cavidade gigante, como um túnel, que pode oferecer um possível local protegido para futuras bases lunares.

A cavidade está localizada em uma área de domo vulcânico chamada Mariu Hills (TBS News/reprodução)

A agência especial japonesa disse que a análise de dados compilados realizada pela sonda Kaguya sugere a existência de uma cavidade gigante, como um túnel, que está sob a superfície da Lua e que poderia ser usada como base lunar para missões assistidas.

Publicidade

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês) estava analisando dados compilados pela Kaguya, que investigou a Lua usando radar por cerca de 18 meses desde seu lançamento em 2007.

Pesquisadores da JAXA dizem que a cavidade está localizada em uma área de domo vulcânico chamada Mariu Hills. Estima-se que ela se estenda por cerca de 50Km e esteja ligada acima da superfície por um fosso que tem cerca de 50m de um lado a outro.

Eles dizem que a cavidade, sendo subterrânea, pode oferecer um ambiente menos suscetível a diferenças de temperatura entre o dia e a noite em cerca de 300 graus Celsius e para chuvas de radiação do espaço observadas na superfície da Lua. Os pesquisadores acrescentam que também pode haver minerais que contêm água.

No início deste mês, os Estados Unidos anunciaram um plano para enviar astronautas novamente à Lua e construir uma base por lá para missões assistidas a Marte.

O Japão também está considerando enviar astronautas à Lua a partir de 2025.

Fonte: NHK
Imagem: TBS News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Temperatura de inverno no outono e com chuva

Publicado em 19 de outubro de 2017, em Sociedade

Casacos, cachecóis e guarda-chuvas marcaram a manhã de frio, como de inverno, pela primeira vez em 60 anos, em Kanto.

Casacos, cachecois e guarda-chuvas para ir ao trabalho, na manhã fria como de inverno (Yomiuri)

Com as nuvens da frente de outono estagnadas sobre o arquipélago principal do Japão, a umidade e o frio marcam este período. A temperatura desta manhã de quinta-feira (19) foi igual à média de dezembro, no inverno.

Publicidade

De acordo com a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, a temperatura máxima na região Kanto para quinta-feira é de 12 graus centígrados. Essa é a temperatura média de meados de dezembro. O último registro com essa temperatura em meados de outubro foi em 1957. Portanto, 60 anos atrás.

A temperatura mínima na manhã de quinta-feira foi de 9,9°C tanto em Tóquio quanto em Ebina (Kanagawa), 9,8°C em Funabashi (Chiba) e 1,6°C em Kusatsu, cidade das águas termais em Gunma.

A AMJ acredita que a temperatura média deverá subir gradualmente a partir de sexta-feira (20), amenizando o frio.

Por outro lado, a preocupação é com o tufão no. 21 que avança das Filipinas para o arquipélago japonês. Se ele continuar nessa rota, no domingo (22), de Okinawa a Tohoku, há previsão de tempestades.

Fontes: Yomiuri e JNN
Foto: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!