Número de incidentes envolvendo aeronaves dos EUA mais que dobra no Japão

A segurança de aeronaves e outras operações militares dos EUA são fontes constantes de tensão principalmente em Okinawa.

Vários incidentes envolvendo aeronaves militares dos EUA no Japão (NHK/reprodução)

Acidentes ou incidentes envolvendo aeronaves militares dos EUA no Japão mais do que dobrou, aumentando de 11 casos em 2016 para 25 em 2017, disse o Ministro da Defesa Itsunori Onodera na segunda-feira (22).

Publicidade

Onodera disse que o Ministério da Defesa conduziu uma avaliação sobre o problema após o chefe do Comando do Pacífico dos EUA, o almirante Harry Harris, ter dito a ele no início deste mês no Havaí que o número de acidentes havia diminuído em 2017.

“Com base nas informações que temos em mãos, os acidentes estão aumentando”, disse Onodera aos repórteres. Outro oficial sênior disse que o ministério não tem conhecimento sobre quais dados Harris fez referência durante suas conversas com Onodera em 9 de janeiro.

A segurança de aeronaves e outras operações militares dos EUA são fontes constantes de tensão em Okinawa, que abriga a massa mais pesada da presença das forças americanas no Japão.

Conhecedores políticos dizem que com uma eleição local iminente, as observações de Onodera podem ser uma demonstração de apoio do governo japonês aos residentes de Okinawa, muitos dos quais estão há muito tempo indignados com os frequentes acidentes e incidentes envolvendo aeronaves militares americanas.

O resultado da eleição municipal de 4 de fevereiro em Nago, para onde a Base Aérea de Futenma da Marinha dos EUA será transferida de uma área residencial movimentada na área de Ginowan, poderia afetar o controverso plano de realocação de base que está em curso.

A realocação para a área costeira de Henoko, em Nago, que é menos povoada, visa colocar um fim aos problemas de segurança causados pelas operações na base de Futenma.

Contudo, o governador de Okinawa Takeshi Onaga e muitos outros residentes locais querem que a base seja desativada e não realocada dentro da província.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Neve: mais de 700 acidentes, paralisações e incidentes

Publicado em 23 de janeiro de 2018, em Acidentes

Com a neve intensa ocorreram mais de 700 acidentes em Tóquio, além das paralisações no trânsito e incidentes.

Raras vistas: Sky Tree sob os flocos e boneco de neve em Tóquio (Sankei)

A neve intensa deu trégua na região Kanto, mas deixou saldos. Até as 6h desta terça-feira (23) foram registrados 766 acidentes com veículos. Dentre esses, 47 pessoas tiveram lesões e 719 danos físicos.

Publicidade

Na via expressa circular metropolitana, veículos ficaram paralisados dentro do túnel Yamate, por mais de 10 horas. A causa foi um caminhão de grande porte que não conseguiu subir da saída do túnel para Shinjuku. Com isso, por volta das 19h formou-se um grande congestionamento. O trabalho de remoção da neve prosseguiu até por volta das 5h30, quando finalmente os veículos puderam ser liberados.

De acordo com a polícia metropolitana cerca de 300 veículos ficaram paralisados na famosa Rainbow Bridge. A causa foi um acidente envolvendo 3 veículos, por volta das 16h25 de segunda-feira.

A polícia informou que até esta manhã foram registrados mais de 320 incidentes, de vítimas de queda por terem escorregado na neve, em Tóquio e mais 6 províncias. Só em Kanagawa 4 pessoas tiveram fraturas e estão em estado grave. 

Filas gigantes nos pontos de ônibus e nas estações de trem em Tóquio (Sankei)

As autoridades pediram às pessoas que voltassem mais cedo para suas casas, na tarde de segunda-feira (22). Com isso, filas gigantescas se formaram em várias estações da capital.

Além das estações de trem, as de metrô, os pontos de ônibus e táxi fizeram as pessoas esperarem por eles, a maioria com atraso por causa da neve.

Fontes: NHK e Sankei 
Fotos: Sankei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!