Uma sequência de tremores assustou a população da província de Shimane. O primeiro, à 1h32, com epicentro na cidade de Oda, foi de intensidade 5 forte e magnitude 5,8.
As cidades de Izumo, Yunnan, Kawamoto-cho e Shimane Misato-cho tiveram abalos de intensidade 4. O tremor foi sentido em diversas províncias vizinhas, Hiroshima, Tottori, Hyogo, todas de Shikoku e arredores.
Depois do primeiro, foi uma sequência, à 1h43, com intensidade 4, 1h48, 1h53, 1h56, novamente com intensidade 4, às 2h03 e 2h10 também com intensidade 4. Até 2h52 a província de Shimane registrou 13 abalos sequenciais.
Segundo o professor Takashi Furumura, do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio “o local onde ocorreu o terremoto é a área onde repetidos terremotos ocorreram no passado. Os deste dia foram do tipo de deslizamento lateral. Como o epicentro foi raso acredita-se que poderá ocorrer uma sequência de tremores”.
Ele recomenda precaução pois poderão continuar ocorrendo terremotos da mesma escala durante uma semana, segundo entrevista para a NHK.
Consequências por causa do terremoto
A cidade de Oda registrou apagão parcial às 2h10. Cerca de 100 locais estão sem energia elétrica mas a companhia local está trabalhando para a recuperação.
A via expressa Matsue está fechada desde as 2h10 entre a cidade de Yunnan (Shimane) e Shobara (Hiroshima) para inspeção por causa dos terremotos.
De acordo com a Chugoku Electric Power Co., não foi confirmada nenhuma anormalidade na usina nuclear de Shimane, na cidade de Matsue (Shimane).
Fontes: AMJ, NHK e Nishinippon Imagem: WeatherNews