Terremoto em Shimane: alerta de tremores sequenciais

Sequência de tremores ocorreram na madrugada desta segunda-feira (9) na província de Shimane. Especialista prevê réplicas.

O primeiro terremoto de magnitude 5,8 ocorreu com epicentro em Oda, Shimane (Weather News)

Uma sequência de tremores assustou a população da província de Shimane. O primeiro, à 1h32, com epicentro na cidade de Oda, foi de intensidade 5 forte e magnitude 5,8.

Publicidade

As cidades de Izumo, Yunnan, Kawamoto-cho e Shimane Misato-cho tiveram abalos de intensidade 4. O tremor foi sentido em diversas províncias vizinhas, Hiroshima, Tottori, Hyogo, todas de Shikoku e arredores.

Depois do primeiro, foi uma sequência, à 1h43, com intensidade 4, 1h48, 1h53, 1h56, novamente com intensidade 4, às 2h03 e 2h10 também com intensidade 4. Até 2h52 a província de Shimane registrou 13 abalos sequenciais.

Segundo o professor Takashi Furumura, do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio “o local onde ocorreu o terremoto é a área onde repetidos terremotos ocorreram no passado. Os deste dia foram do tipo de deslizamento lateral. Como o epicentro foi raso acredita-se que poderá ocorrer uma sequência de tremores”.

Ele recomenda precaução pois poderão continuar ocorrendo terremotos da mesma escala durante uma semana, segundo entrevista para a NHK.

Consequências por causa do terremoto

A cidade de Oda registrou apagão parcial às 2h10. Cerca de 100 locais estão sem energia elétrica mas a companhia local está trabalhando para a recuperação.

A via expressa Matsue está fechada desde as 2h10 entre a cidade de Yunnan (Shimane) e Shobara (Hiroshima) para inspeção por causa dos terremotos.  

De acordo com a Chugoku Electric Power Co., não foi confirmada nenhuma anormalidade na usina nuclear de Shimane, na cidade de Matsue (Shimane).

Fontes: AMJ, NHK e Nishinippon
Imagem: WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pesquisadores encontram maneira para fazer sakura florescer 2 vezes ao ano

Publicado em 9 de abril de 2018, em Curiosidades

Através de manipulação genética, pesquisadores encontraram uma maneira de fazer as flores de cerejeira desabrocharem na primavera e no outono.

Sakura no Castelo de Himeji (imagem ilustrativa)

Para a alegria daqueles que se encantam com as flores de cerejeira em todos os lugares, botânicos na Universidade de Quioto descobriram uma maneira de fazer com que as cerejeiras desabrochem mais de uma vez ao ano e planos já estão em curso para introduzir a cor rosa à paleta de outono.

Publicidade

Ao manipular os marcadores genéticos do sakura, pesquisadores dizem que basicamente enganaram a mãe natureza ao reproduzir a dádiva da primavera novamente no outono.

Como tantas descobertas científicas, o avanço foi um pouco de casualidade

Com a meta de aumentar a produção de arroz do Japão, pesquisadores da universidade vinham trabalhando duro ao estudar o genoma de uma variedade de rápido crescimento de arroz vietnamita que pode ser colhida até quatro vezes ao ano.

“Produzimos uma variedade similar, que demos o nome de Chumpa, a qual pode ser colhida mais de uma vez, mas ela ainda realmente não passou nos testes de degustação da equipe”, disse Kohei Yoshimoto, o líder da pesquisa.

Por um capricho, os pesquisadores decidiram levar a atenção à árvore mais querida do Japão.

Sakura AF – Aki flower

Apesar de ainda estar em seus estágios iniciais, a promessa do projeto – com um nome código de Sakura AF (abreviação para Aki Flower, flor de outono) – entusiasmou tanto a indústria turística como o setor varejista Japan Inc.

“Isso é realmente muito bom para ser verdade”, disse uma porta-voz da agência de viagens JTB. “Temos observado um aumento constante no número de turistas durante a temporada de flores de cerejeira, então, duplicar com mais turismo relacionado ao hanami é uma realização auspiciosa. Não poderíamos estar mais felizes”.

Fabricantes de bebidas e de doces estão especialmente interessados em lançar novas linhas de produtos aki sakura para complementar as festividades.

Embora a escala e localização das árvores geneticamente modificadas ainda não tenham sido decididas, Yoshimoto disse que houve discussões para iniciar na região de Tohoku, com a intenção de ajudar a revitalizar o debilitado fluxo de turismo da área.

A ideia, no entanto, não foi bem recebida por todos

Um grupo já foi formado para se opor à implementação do projeto.

Chamado de Hanami no Dentou wo Zettai ni Mamoru Kai (As Pessoas que Farão Qualquer Coisa para Proteger a Tradição do Hanami, em tradução livre do inglês), o grupo ameaçou cortar as cerejeiras bianuais se o plano vier a ser viabilizado.

“Essas são espécies mutantes, uma deterioração do espírito do Japão”, disse o líder do grupo Kenji Yamato.

Fonte: Japan Times
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão