O professor Takashi Furumura, do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio alerta a população residente na região norte da província de Nagano, para as réplicas durante uma semana. Apontou também que não descarta a possibilidade de novo tremor com forte intensidade.
“Este terremoto teve tremor muito forte porque o epicentro foi raso”, apontou.
O tremor intenso foi na vertical e durou cerca de 15 segundos, de acordo com um funcionário da prefeitura do vilarejo de Ogawa (Nagano).
Até as 12h deste sábado não há notícias de vítimas. No entanto, na cidade de Nagano, em Shinshu-cho ocorreu um deslizamento e uma estrada municipal está coberta de resíduos da montanha. Provavelmente a encosta tenha desmoronado por conta do forte tremor.
Às 12h30 representantes da Agência de Meteorologia do Japão realizaram uma coletiva de imprensa. Em relação à prevenção, pediram cuidados com as possibilidades de desmoronamentos e deslizamentos.
Também fizeram alerta para os próximos 3 dias, quando poderão ocorrer novos tremores fortes. Mas a vigilância é requerida por pelo menos 1 semana.
Houve uma correção da intensidade, sendo alterada para 5,2. A profundidade também foi corrigida de 10 para 11Km. No epicentro foi registrado terremoto de magnitude 5, às 10h29.
No mesmo local ocorreu um terremoto de magnitude 6,7 há 4 anos. A ocorrência deste sábado pode ser consequência desse.
Fontes: NHK e JNN
Imagem: AMJ