Possibilidade de tsunami sem terremoto, no Japão

A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Tokushima, a qual levantou que poderá ocorrer tsunami na província mesmo sem terremoto.

Tsunami em Krabi, na Tailândia, em 2004 (Wikipedia)

O professor Toshitaka Baba, do curso de pós-graduação da Universidade de Tokushima, da cadeira de prevenção de desastres, informou o resultado de sua pesquisa sobre tsunami.

Publicidade

Segundo seu estudo, há possibilidade da ocorrência de tsunami mesmo sem terremoto, na costa de Kaiyo-cho (Tokushima).

Ele afirma que há incontáveis vestígios ao longo da Nankai Trough, mas é raro encontrar um próximo ao continente. Aponta que há risco de “tsunami imprevisível” na sua província.

O vestígio encontrado por ele fica a 20Km a sudeste da costa de Kaiyo-cho, a uma profundidade de 600 a 80 metros. Encontrou 4 locais com desmoronamentos de 200 a 300 metros, em uma encosta de 6Km de largura.

Segundo o professor, o momento da ocorrência é desconhecido. Embora a causa seja desconhecida, diz que há uma grande possibilidade de que essa periferia se abale e desmorone.

O professor Baba realizou a pesquisa no verão de 2017, em parceria com a Universidade de Kobe (Hyogo). Na parte inferior do navio de pesquisa acadêmica foi instalado um equipamento de emissão de ondas sonoras para analisar a topografia e os colapsos do leito oceânico.

Fizeram 3 avaliações. A partir de agora ainda vão colher os sedimentos dos locais colapsados para analisar a causa e as épocas.

Difícil de prever a ocorrência do tsunami

Mecanismo da ocorrência do tsunami pelo colapso dos sedimentos do declive no fundo do mar (pesquisa)

O tsunami causado por deslizamentos submarinos ocorre quando os sedimentos do declive fundo do mar se deslizam rapidamente levantando a água do mar, em palavras simples.

Como não se observam ondas sísmicas, o tsunami sem terremoto é difícil de prever.

Segundo Baba, caso ocorra o colapso poderá desencadear um tsunami de até 10 metros de altura na costa sul da província, chegando em questão de 10 minutos.

Em 22 de dezembro do ano passado, um tsunami causado por deslizamentos submarinos por conta da erupção vulcânica, ocorreu na Indonésia, o qual provocou muitas mortes e feridos.

Verificando os registros da história, em 1512 ocorreu um tsunami nesse local, sem terremoto, o qual provocou 3,7 mil vítimas fatais.

O professor informa à população local que quando for dado alerta de tsunami, até que seja cancelado, todos devem continuar atentos.

Fonte: Tokushima Shimbun 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Três estrangeiras presas em Mie

Publicado em 17 de janeiro de 2019, em Crime

Por violação da lei de imigração e outra do trabalho, três mulheres estrangeiras foram presas em Iga.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!