Pelo menos onze pessoas morreram após um forte terremoto ter sacudido a ilha de Luzon nas Filipinas, disseram autoridades.
O terremoto de magnitude 6,1 ocorreu às 17h11 (horário local) de segunda-feira (22), informou o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas.
Um aeroporto ficou severamente danificado e pelo menos dois prédios foram destruídos.
Autoridades temem que dezenas de pessoas continuem presas sob os prédios que desabaram na província de Pampanga.
Acredita-se que a província, que fica a noroeste da capital Manila, foi a mais afetada. A governadora de Pampanga, Lilia Peneda, disse à agência Reuters que 20 pessoas ficaram feridas no local.
O terremoto foi sentido em Manila, onde arranha-céus foram vistos balançando por vários minutos no distrito de negócios.
O Aeroporto Internacional de Clark, localizado a uma hora da capital, sofreu grandes danos, com pelo menos sete feridos.
Usuários da mídia social no norte da ilha postaram fotos dos danos causados pelo terremoto, incluindo paredes rachadas e luminárias balançando.
Um vídeo postado no Twitter mostra água de uma piscina no topo de um prédio caindo durante o terremoto.
Terrifying footage shows swimming pool water cascading from the top off a penthouse apartment block in the Philippines this afternoon when a 6.4 magnitude earthquake struck killing at least five people. pic.twitter.com/6CRCPIqeFZ
— The Weather Network (@weathernetwork) April 22, 2019
Aulas na Universidade De La Salle em Manila foram suspensas nesta terça-feira (23) enquanto inspeções no prédio são conduzidas.
As Filipinas fazem parte do Anel de Fogo do Pacífico, uma zona se grande atividade sísmica que tem uma das falhas geográficas mais ativas do mundo.
Fonte: BBC