Primeiro tufão da era Reiwa e terceiro do ano

O ciclone tropical que está provocando tempestades se transformou em tufão, o de número 3, informou a Agência de Meteorologia do Japão.

O ciclone tropical mudou para tufão por volta das 18h (Tenki)

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou na quinta-feira (27) que o ciclone tropical mudou para tufão por volta das 18h, no momento que se aproximava do sul do mar de Shikoku.

Publicidade

O primeiro tufão da era Reiwa e o terceiro do ano foi intitulado de Sepat, com 998hPa de pressão central, velocidade máxima do vento de 18m/s (cerca de 65Km/h) e velocidade máxima instantânea do vento de 25m/s. Ventos fortes de 15m/s sopram a 280 km no lado sudeste do centro e 110 km no lado noroeste.

O tufão Sepat se move a nordeste a uma velocidade de 45Km/h.

Por causa do tufão e da influência do ar quente e úmido que flui do Mar do Japão para o leste do Japão, as regiões de Tokai e Kinki estão cobertas de nuvens.

A previsão do curso do tufão número 3 é em sentido leste do país, sobre o Oceano Pacífico.

Até o final do dia de sexta-feira (28) há previsão de tempestade. Em Kinki e Tokai a previsão é índice pluviométrico de 150mm/24h, sendo que em Kanto-Koshin, Tohoku e Shikoku poderá ser de 120mm. Chuva intensa e rajadas de vento em ampla área requerem cuidados. As rajadas de vento poderão ser de 18 a 30m/s nessas áreas.

A AMJ adverte contra deslizamentos, inundações e enchentes, e pede atenção cuidadosa para rajadas de vento, elevação das ondas, raios e tornados.

Fontes: NHK, Weather News e Tenki

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tempestade em Tokai e tornado em Gifu

Publicado em 27 de junho de 2019, em Sociedade

Com a aproximação do ciclone tropical já está chovendo na região Tokai, mas a previsão é de tempestade. Cuidado com o tornado em Gifu.

Mapa do Japão e movimento do ciclone tropical (Tenki)

Na província de Gifu, na região de Mino, a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que foi constatado tornado, por volta das 15h52 de quinta-feira (27). Há notícia de que um armário foi levado.

Publicidade

A AMJ informou que nas regiões de Mino e Hida o risco de rajadas de vento e tornados aumentou. A recomendação é de buscar abrigo dentro de algum prédio assim que perceber mudança repentina do vento, surgimento de raios ou granizo.

Antes do amanhecer a previsão é de aproximação do ciclone tropical em Tokai, que poderá ou não ter mudado para tufão.

Até as 6h de sexta-feira (28) a previsão da precipitação em 24 horas é de 200mm para Shizuoka, 150mm para Mie, sendo que Aichi e Gifu, de 120mm.

As rajadas de vento podem chegar a 25m/s, portanto, com elevação das ondas.

Em Owase (Mie) os pescadores que chegaram de manhã da pescaria já levaram suas embarcações para uma área mais segura e calma. Lá abaixaram os mastros e imobilizaram os barcos com enormes cordas para proteção contra o tufão.

No Aeroporto de Nagoia, próximo a Komaki (Aichi), 2 voos já foram cancelados e a previsão é de atraso e suspensão de outros.

Até o final da tarde o shinkansen e os trens da JR e demais companhias operavam normalmente.

A AMJ recomenda atenção para alagamentos e inundações, além dos riscos de deslizamentos.

Fontes: NHK, Shizuoka Shimbun, Tokai TV e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!