Carimbo com tinta especial identifica pervertidos em transportes públicos

O carimbo deve ajudar a identificar pervertidos, stalkers e outros tipos de delinquentes. O primeiro lote colocado à venda se esgotou.

Trem lotado na hora do rush em Tóquio (ilustrativa/banco de imagens)

Um novo objeto destinado a combater o assédio sexual em trens lotados e outros tipos de transportes públicos esgotou em somente meia hora após 500 unidades terem sido colocadas à venda no Japão.

Publicidade

Os carimbos “antipervertidos”, fabricados pela Shachihata, permitem às vítimas de assédio marcarem os delinquentes com tinta especial UV que não deixa marcas visíveis, mas aparece sob uma luz negra.

Aparentemente, isso dificultaria para o pervertido notar exatamente onde ele foi marcado, desta forma dificultando também a lavagem e permitindo identificação mais fácil pela polícia ou outras autoridades.

Um lote limitado de 500 carimbos, com cada unidade sendo vendida ao preço de 2.500 ienes, se esgotou em 30 minutos após ter sido colocado à venda em 27 de agosto, disse ao CNN um representante da empresa.

Em maio, a Shachihata disse que desenvolveria o carimbo após terem surgido discussões em sites de mídia social sobre como desencorajar os pervertidos, conhecidos como “chikan”, em trens lotados.

Um usuário da mídia social sugeriu espetar as mãos do agressor com um alfinete de segurança, enquanto outros apontaram que isso poderia ser um crime em si.

Outros sugeriram que carimbos poderiam ser usados para marcar e envergonhar os chikan. A Shachihata, uma fabricante de carimbos bem conhecida no Japão, indicou que poderia ajudar a desenvolver o produto, e após 3 meses a empresa revelou vendas experimentais para seu primeiro modelo.

Na venda de teste, os carimbos se esgotaram em 30 minutos, disse o porta-voz da Shachihata, Fumuhiro Mukai.

“Fiquei surpreso de quão rápido eles se esgotaram”, disse ele.

Contudo, o representante da Shachihata reconheceu que algumas pessoas manifestaram preocupação sobre a possibilidade de homens sendo marcados pelos carimbos como parte de falsas acusações de assédio sexual, cita o Sora News.

“Relativo à ideia de acusações falsas, reconhecemos que isso é uma situação muito complexa”, disse o representante, “mas sentimos que isso é necessário para nós esclarecermos que esses tipos de crimes (assédio em trens) são indesculpáveis”.

Embora a polícia não tenha sido envolvida no desenvolvimento do carimbo, Mukai disse que a companhia está esperançosa que ele ajudará a reduzir o assédio sexual.

Enquanto o carimbo esteja esgotado agora, a empresa diz que examinará o feedback dos clientes enquanto melhora o design para eficácia aumentada e uso fácil, e é uma aposta segura de que eles produzirão mais de 500 unidades para o segundo lote.

O carimbo tem 9mm de diâmetro com o desenho de uma palma indicando “pare”. A marca fica invisível, a menos que seja iluminada por uma luz ultravioleta (Shachihata)

Fonte: Sora News, CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Médico é chamado de herói após concluir 7 cirurgias sem intervalo

Publicado em 30 de agosto de 2019, em Ásia

O cirurgião chinês foi fotografado tirando um cochilo no chão da sala de operações após conclusão de 7 das 10 cirurgias programadas para o dia. Foi aclamado herói na China.

O cirurgião disse que ele e seus colegas foram encarregados com a tarefa de executar 10 operações no dia (ilustrativa/banco de imagens)

Um cirurgião acabou virando notícia na China após concluir sete operações sem tirar um momento para intervalo, a fim de garantir que seus pacientes pudessem receber tratamento a tempo.

Publicidade

Uma foto dele cochilando no chão após os procedimentos viralizou, atraindo elogios de usuários da web os quais o chamaram de herói.

Entretanto, o cirurgião Dai Yu mantém a humildade. Ele disse aos repórteres que era sua função oferecer o melhor cuidado aos seus pacientes.

O Dr. Dai é vice-diretor do Departamento de Ortopedia do Hospital Central Longgang em Shenzen, sul da China.

A foto foi tirada por um de seus colegas na segunda-feira (26).

O cirurgião disse ao canal de TV local Longgang que ele e seus colegas foram encarregados com a tarefa de executar 10 operações no dia.

Ele disse que começaram a trabalhar por volta das 8h e realizaram 7 dos procedimentos, sem intervalo.

Por volta das 17h, o Dr. Dai decidiu sentar no chão da sala de operações para um intervalo de 10 minutos enquanto seus colegas anestesistas estavam se preparando para a próxima cirurgia.

Ele caiu no sono e um colega tirou uma foto dele. Depois a postou na mídia social.

O Dr. Dai disse que após acordar do cochilo continuou com o restante das operações e não deixou a sala até as 21h.

Usuários chineses da web ficaram tocados com a dedicação do cirurgião.

Um deles disse: “Saudações. Obrigado pelo seu esforço”.

Um outro escreveu: “Médicos chineses já são os melhores! Bom trabalho”.

Um dos pacientes elogiou o cirurgião para o canal Longgang: “Fiquei comovido. Quero agradecer os médicos por atender as pessoas”.

O Dr. Dai disse que era sua responsabilidade oferecer tratamentos aos pacientes o mais rápido possível para ajudá-los a se recuperarem.

Ele enfatizou que sua meta era melhorar ainda mais suas habilidades cirúrgicas e tornar suas operações exemplos de manuais para seus colegas.

Fonte: Daily Mail

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!