Naufrágio de três embarcações nas Filipinas deixa ao menos 31 mortos

De acordo com as esquipes de resgate, três pessoas ainda estão desaparecidas. O trabalho para recuperar corpos continua.

Na imagem acima o Estreito de Iloilo (Wikimedia/Iloilo Wanderer)

Pelo menos 31 pessoas morreram após três barcos terem virado nas Filipinas, informou a guarda costeira do país no domingo (4).

Publicidade

Equipes de resgate recuperaram mais corpos nos mares agitados onde as embarcações afundaram após terem sido atingidas pela força dos ventos na costa de duas províncias centrais das Filipinas, trazendo o número de mortos para 31, com três pessoas ainda desaparecidas.

O porta-voz da guarda costeira, Armand Balilo, disse que os passageiros mortos estavam a bordo de duas balsas que viraram por causa dos fortes ventos repentinos e ondas agitadas no sábado (3) na costa das províncias de Guimaras e Iloilo.

Sessenta e dois outros passageiros e tripulação foram resgatados.

Uma terceira balsa, que não transportava passageiros, também virou no Estreito de Iloilo, mas seus cinco membros de tripulação sobreviveram, disse Balilo.

Sobreviventes relataram como o céu ficou escuro repentinamente na metade da viagem, seguido por forte ventania e chuva que atingiram suas balsas.

Autoridades estão se perguntando por que uma terceira balsa teve permissão para navegar em condições climáticas ruins cerca de três horas depois das duas embarcações terem virado quase ao mesmo tempo ao meio-dia.

Agências de meteorologia alertaram sobre chuvas de monção, tempestades e deslizamentos causados por chuvas em meio a uma depressão tropical a mais de 1.000Km ao largo da costa leste do país.

Aulas e idas ao trabalho foram suspensas na área metropolitana de Manila na sexta e no sábado em meio a fortes chuvas e inundações, as quais causaram tráfego intenso em áreas mais baixas da capital.

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem as Filipinas todos os anos, tornando o arquipélago que fica na faixa de tufões e terremotos do Pacífico um dos países mais propensos a desastres no mundo.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois tufões se aproximam do Japão, em sequência

Publicado em 5 de agosto de 2019, em Sociedade

Os tufões de números 8 e 9 requerem atenção, pois um deles se aproximará de Kyushu na noite de segunda-feira.

Dois tufões (Tenki)

Depois do tufão de número 8 ter se aproximado das Ilhas Chichi e Ogasawara, a previsão é de rota sentido Kyushu. 

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que a previsão é de que tarde da noite de segunda-feira (5) até a manhã do dia seguinte, a área de tempestade cubra a região oeste do país.

Além das rajadas de vento de 25m/s (90Km/h) até 40m/s (144Km/h) há previsão de chuva forte. Apesar do Francisco ser um tufão compacto, a sua área de tempestade vai da Península de Kii (Wakayama) a Kyushu. Tanto as rajadas de vento quanto chuva pesada podem ocorrer repentinamente. 

Nuvem do tufão que se aproxima de Kyushu, mas se estende até Tokai (Tenki)

A recomendação é não subir no telhado quando começarem os ventos, de recolher o que está no quintal ou varanda durante o dia e já verificar os locais para abrigo.

Estima-se um índice pluviométrico de 250mm no sul e de 200mm no norte de Kyushu e de Shikoku, 180mm em Tokai e 150mm em Kansai, em 24h até as 6h de terça-feira. A chuva deverá continuar, mais fraca, até quarta-feira (7).

Calor infernal 

Mesmo às 18h as temperaturas não caem tanto comparando com as do meio-dia (Tenki)

Os tufões são preocupantes, mas o calor também. Grande parte do arquipélago amarga temperaturas altas, com mais de 30ºC, desde manhã. A previsão é de que nas cidades de Kyushu a temperatura possa chegar à máxima de 38ºC.

De Kyushu a Tohoku o calor não deverá dar trégua nem à noite. Por isso, recomenda-se o uso do ar-condicionado para refrescar o ambiente e tomar cuidado com a hipertermia.

Em Kanto, com tempo nublado, é preciso tomar cuidado com os raios ocasionais. 

Tufão n.º 9 

O tufão Lekima está se movendo de forma mais lenta, sobre o Oceano Pacífico, próximo às Filipinas. À medida que vai se desenvolvendo, absorvendo energia da alta temperatura do mar, se move em sentido norte.

A previsão é que se aproxime de Okinawa no meio da semana, com potência elevada, podendo ser classificado com forte. Por isso, requer atenção, mas poderá trazer chuva bem no começo do feriado de Obon, no dia 10.

Fontes: FNN, Tenki e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!