A sede de contramedidas da Polícia da Província de Okinawa informou no domingo (3) que o incêndio do Castelo de Shuri pode ter sido provocado por um curto-circuito.
Os peritos recolheram o centro de distribuição de energia elétrica, do primeiro andar do palácio principal, por onde pode ter começado o fogo. Como a possibilidade de intrusão de terceiros é baixa, a partir de segunda-feira (4) analisa cuidadosamente a caixa distribuidora.
Com a destruição de 7 edifícios, entre palácios e outras instalações, foi aberta uma crowdfunding, espécie de vaquinha online, para arrecadação espontânea. Nomeado de Projeto de Apoio para Reconstrução do Símbolo de Okinawa [Castelo de Shuri] (沖縄のシンボル「首里城」再建支援プロジェクト), foi aberta uma conta e em 3 dias ultrapassou a meta de 100 milhões de ienes. Ao meio-dia de segunda-feira o montante já somava quase o dobro.
As pessoas solidárias não só fizeram sua contribuição como também deixaram mensagens positivas e de torcida para que o castelo seja reconstruído.
A JAL-Japan Airlines também tomou uma iniciativa solidária. Os passageiros que possuem milhas podem doar 3 mil delas, as quais serão convertidas em contribuição de 3 mil ienes. A doação pode ser feita pela página web.
Fontes: ANN, Okinawa Times e Ryukyu Shimpo