Médicos tailandeses que estão tratando pacientes que contraíram o novo coronavírus, o 2019-nCoV, vêm observando resultados promissores usando medicamentos para HIV e influenza, anunciou o Ministério de Saúde Pública da Tailândia no domingo (2).
Médicos em um hospital de Bangkok usaram uma mistura do medicamento para influenza oseltamivir e tratamentos para HIV lopinavir e ritonavir em uma mulher chinesa. Os médicos disseram que sua condição melhorou rapidamente e ela testou negativo para o vírus dentro de 48 horas.
Antes dos medicamentos serem administrados, a turista de 71 anos não havia apresentado sinais de recuperação por 10 dias, após ela ter sido detectada com o vírus.
Equipes médicas na China já vinham usando medicamentos para HIV e influenza com a finalidade de combater o vírus, de acordo com a Reuters, mas médicos tailandeses acreditam que a chave é combiná-los.
Em 27 de janeiro, a empresa farmacêutica AbbVie disse que havia recebido um pedido de autoridades da saúde chinesas pelo seu medicamento Aluvia, que é uma combinação do lopinavir e ritonavir, e havia concordado em uma doação como opção experimental.
Pelo menos um paciente na Tailândia melhorou com o tratamento que usa o coquetel, divulgou a Reuters, embora oficiais tenham dito que ainda é muito cedo para determinar se tais combinações de medicamentos podem ser usadas em qualquer pessoa que tenha contraído o novo coronavírus.
A Tailândia, destino popular para turistas chineses, identificou 19 casos de coronavírus até agora, incluindo um motorista de táxi tailandês.
Fonte: Asia Nikkei