Olimpíadas de Tóquio 2020 poderiam ser realizadas no fim do ano, sugere ministra

A sugestão de uma possível mudança de planos foi rapidamente rebatida em uma reunião do conselho executivo do COI na Suíça.

Anéis Olímpicos perto do Novo Estádio Nacional em Tóquio (PM)

A ministra das Olimpíadas do Japão disse na terça-feira (3) que o contrato dos Jogos de Tóquio especifica somente que o evento tem que ser realizado durante 2020.

Publicidade

A resposta de Seiko Hashimoto a uma pergunta na câmara alta do parlamento implica que as Olimpíadas poderiam ser realizadas no fim do ano e não teriam que iniciar em 24 de julho como planejado. As Paralimpíadas abrem em 25 de agosto.

As Olimpíadas de Tóquio estão sendo ameaçadas pelo novo coronavírus, Covid-19, que se espalha rapidamente e causou a morte de 12 pessoas no Japão e fechou a maioria das escolas, competições de esportes e eventos relacionados às olimpíadas no país. O vírus surgiu na China e foi detectado em pelo menos 70 nações, com mais de 90 mil casos e 3,1 mil mortes.

“O Comitê Olímpico Internacional – COI tem o direito de cancelar os jogos somente se eles não forem realizados durante 2020”, disse Hashimoto no parlamento. “Isso pode ser interpretado com o significado de que os jogos podem ser adiados contanto que sejam realizados durante o ano civil”.

Entretanto, a sugestão de uma possível mudança de planos foi rapidamente rebatida em uma reunião do conselho executivo do COI na Suíça.

“Vamos ter os jogos em 24 de julho”, disse o porta-voz do COI Mark Adam em uma coletiva.

O presidente do COI, Thomas Bach, e organizadores de Tóquio disseram repetidamente que eles esperam que as Olimpíadas comecem na data planejada. Outros sugeriram que a propagação do vírus poderia forçar o cancelamento, adiamento ou transferência de eventos para outras cidades.

O COI emitiu uma declaração na terça-feira (3) manifestando “comprometimento integral ao sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, ocorrendo de 24 de julho a 9 de agosto”.

Bach então tomou a ação incomum de sair do primeiro dia de uma reunião de dois dias na sede do COI em Lausanne para fazer uma declaração.

“Gostaria de encorajar todos os atletas a continuarem suas preparações para os Jogos Olímpicos de Tóquio com grande confiança e a todo vapor”, disse ele.

Bach também elogiou um painel criado no mês passado que junta a OMS, autoridades públicas no Japão, e oficiais olímpicos em Tóquio e Lausanne.

Em uma entrevista na semana passada somente na mídia japonesa, Bach havia se recusado a “alimentar as chamas de especulação” sobre notícias de cancelamento ou adiamento.

Hashimoto foi questionada se ela acreditava que as Olimpíadas deveriam ser realizadas caso o surto de coronavírus estivesse pior do que está agora.

“Estamos fazendo todo esforço possível para que não tenhamos que enfrentar essa situação”, disse ela.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi lança linha de crédito para pequenas e médias empresas por causa do coronavírus

Publicado em 4 de março de 2020, em Economia

Com os prejuízos amargados pelas pequenas e médias empresas por causa do Covid-19 o governo da província de Aichi lança linha de crédito sem caução.

Governador de Aichi (CBC TV)

O governador de Aichi, Hideaki Omura, anunciou na quarta-feira (4) uma política para estabelecer um sistema de empréstimo para as PME-pequenas e médias empresas que tiveram suas vendas diminuídas devido aos efeitos do novo coronavírus.

Publicidade

O governador Omura disse: “criaremos um fundo de emergência para responder à crescente necessidade de capital de giro urgente devido à deterioração do fluxo de caixa”. Ele afirmou que criaria um sistema de empréstimo sem caução, no total de 200 bilhões de ienes para essa nova linha de crédito.

Para as PMEs que tiveram o faturamento reduzido desde o mês anterior, comparada ao mesmo período do ano anterior e de 2018, comprovadamente, podem se candidatar a esse empréstimo. Poderão receber um empréstimo de até 50 milhões de ienes.

O governador pretende suplementar no orçamento aprovado em 4 de fevereiro para aceitar empréstimos a partir de 9 de março até o final de agosto.

Fonte: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!