Baixa taxa de mortalidade por Covid-19 no Japão reflete costumes sociais, diz ministro

O Japão tem visto 7 mortes pelo vírus a cada 1 milhão de residentes, disse Aso, um nível bem abaixo dos EUA, Reino Unido e França.

O vice-primeiro-ministro e ministro das finanças Taro Aso (NHK)

O vice-primeiro-ministro e ministro das finanças Taro Aso disse na noite de quinta-feira (4) que a taxa relativamente baixa de mortalidade por Covid-19 no Japão reflete o “nível mais alto de costumes sociais” do país.

Publicidade

“Recebi telefonemas (do exterior) perguntando, ‘vocês têm algum medicamento que só  têm aí?’, minha resposta é que o nível do costume social é diferente, e então eles ficam em silêncio”, disse Aso em uma sessão parlamentar na Câmara dos Conselheiros.

O Japão tem visto 7 mortes por coronavírus a cada 1 milhão de residentes, disse Aso, um nível bem abaixo dos EUA, Reino Unido e França.

“Os EUA impuseram multas sobre pessoas que quebrassem as regras de lockdown e a França também. Mas não tivemos que fazer algo do tipo, e só fizemos isso por pedido” que as pessoas evitassem negócios desnecessários e ficassem em casa, disse Aso. “Temos que ter muito orgulho disso”.

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, a taxa de mortalidade por Covid-19 para cada 100 mil pessoas era de 0.72 no Japão, enquanto ela era de 32.76 nos EUA, 43.33 na França e 59.88 no Reino Unido desde quarta-feira (3). A taxa foi relativamente baixa na Ásia, com a China a 0.33 e a Tailândia a 0.08.

O Japão evitou um aumento explosivo nas infecções até agora, com 17,6 mil casos e mais de 900 mortes desde a quarta-feira.

O governo suspendeu integralmente um estado de emergência em 25 de maio, sete semanas após a declaração inicial ter sido emitida, quando especialistas julgaram que a propagação das infecções havia entrado sob controle.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde – OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, elogiou os esforços do Japão no combate à propagação do vírus como “sucesso” após a suspensão da declaração de emergência.

Entretanto, o governo japonês está se preparando para uma outra onda de infecções.

Tóquio emitiu um alerta na terça-feira (2) em meio a sinais de um possível ressurgimento de infecções, visto que novos casos nesse dia marcaram o nível mais alto desde a suspensão da emergência.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fabricantes japonesas desenvolvem novo tecido antibacteriano

Publicado em 5 de junho de 2020, em Sociedade

As companhias planejam desenvolver uma ampla variedade de aplicações, incluindo em roupas de esportes, meias e máscaras. Veja como funciona.

O tecido antibacteriano usa energia elétrica (NHK)

Duas companhias japonesas disseram que desenvolveram em conjunto um tecido antibacteriano que usa energia elétrica.

Publicidade

Os presidentes da firma de eletrônicos Murata Manufacturing e da fabricante têxtil Teijin Frontier fizeram o anúncio em uma coletiva de imprensa em Osaka na quinta-feira (4).

Segundo eles, o tecido gera eletricidade quando uma pessoa que o usa se movimenta, esticando e contraindo as fibras.

A carga elétrica ajuda a reduzir bactéria sem usar agentes químicos ou solventes orgânicos. As companhias dizem que isso ajuda a reduzir o impacto no meio ambiente.

As companhias planejam desenvolver uma ampla variedade de aplicações, incluindo em roupas de esportes, meias e máscaras, e visam iniciar as vendas até o fim de março do próximo ano.

As companhias planejam desenvolver uma ampla variedade de aplicações para o tecido, inclusive em máscaras (NHK)

Elas dizem que o tecido também é eficaz contra vírus, e estão estudando se ele funciona contra o novo coronavírus.

O presidente da Murata, Tsuneo Murata, disse “esse tecido elétrico é um tecido do futuro com possibilidades ilimitadas”.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!