Devido ao novo coronavírus, diversos municípios declararam que as tarifas de água e esgoto serão gratuitas ou mais baratas para ajudar economicamente os cidadãos.
Segundo análises de especialistas, o uso de água aumentou em diversos lares com o isolamento e fechamento temporário de escolas. A distribuição de água é responsabilidade de cada município, o que possibilita a mudança nos valores para auxiliar os empresários e as pessoas com problemas financeiros.
Por exemplo, na província de Saitama, muitas cidades e bairros adotaram a medida. A cidade de Tokorozawa declarou a isenção total da tarifa de água e esgoto nos meses de junho e julho para os 170 mil lares da cidade.
Na província de Hyogo, 31 municípios diminuirão o valor da tarifa, enquanto 25 isentarão totalmente por 3 meses. Na cidade de Osaka, as tarifas básicas dos meses de julho, agosto e setembro serão gratuitas para 1,66 milhão de domicílios.
Até maio, pelo menos 114 municípios declararam que iriam adotar a medida. Contudo, como os recursos financeiros poderiam diminuir significativamente em diversos locais, muitos voltaram atrás com a decisão.
O governo local emitirá um comunicado para todos os domicílios
Nos bairros e cidades que adotarão a medida, será enviado um comunicado para todos os lares.
Na cidade de Tsu, em Mie, foi enviado para a casa de um internauta do Portal Mie o comunicado informando que a tarifa de água e esgoto (水道料金 – Suidou Ryoukin) será gratuita (無料 – Muryo). Veja abaixo o comunicado da prefeitura de Tsu.
Este é apenas um exemplo. O formato do comunicado pode mudar de acordo com o município, mas preste atenção se está escrito que a tarifa será gratuita ou reduzida (減免 – Genmen).
Fonte: Asahi