O governo informou que vai abrandar a reentrada, a partir de setembro, para os estrangeiros com visto de residência que não conseguiam voltar ao Japão por causa da medida aplicada em face à pandemia do novo coronavírus.
Essa decisão facilitará a volta dos estudantes, estagiários técnicos, executivos, residentes com visto permanente e outros que têm o Japão como base para viver.
Esse relaxamento acontecerá sob duas condições: de passar pelo teste PCR e ficar em quarentena – 14 dias – em hotel. São as mesmas aplicadas aos cidadãos japoneses que retornam do exterior.
Assim, os estrangeiros de 146 países e regiões que estão com re-entry controlada, a menos que comprove circunstância especial, poderão voltar.
Há cerca de 2,6 milhões de estrangeiros com status de residente. O governo vai instalar um sistema de inspeção em três aeroportos, incluindo o de Narita, durante o próximo mês a fim de atender à demanda devido ao relaxamento das restrições. Há um planejamento para aplicar testes PCR em 10 mil passageiros por dia.
Fontes: NHK e Nikkei Shimbun