Tufão Bavi, o oitavo do ano, deverá seguir para a Península Coreana (NHK)
O tufão de número 8 – Bavi – está ganhando potência à medida que se desloca sobre o oceano, sendo que Okinawa está sob sua área de tempestade na manhã de segunda-feira (24).
Publicidade
Às 7h45 estava com 985hPa de pressão atmosférica central e ventos de 30 e 45 metros por segundo no centro e à sua volta, respectivamente. Ou seja, de máxima de 162 quilômetros por hora.
Com o olho a 120 quilômetros da ilha Kume ou Kumejima (Okinawa), está causando tempestade, com rajadas de vento de 31 metros por segundo, e chuva intensa, até o começo da tarde. A ilha principal também está sob tempestade e alerta de enchente até a noite.
A previsão da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão é que ganhe ainda mais potência, colocando-o na classificação de forte, por volta do meio-dia de segunda-feira. Como se desloca lentamente, a 15 quilômetros por hora, Okinawa fica mais tempo sob seus efeitos.
O tufão Bavi deverá mudar seu curso seguindo pelo Mar da China Oriental. Espera-se que a região de alta pressão do Pacífico pairando sobre o leste se intensifique, assim, deverá irá em direção a Península Coreana ao invés de se aproximar de Kyushu, como indicava a previsão inicial.
Fontes: AMJ, NHK e Weather News